A Eslováquia vai pra sua 9ª participação.
Sigla: SVK
Medalhas na história: Ouro: 4 | Prata: 5 | Bronze: 1 | Total: 10 – (29º no quadro histórico)
Em Pequim… Ouro: 1 | Prata: 0 | Bronze: 1 | Total: 2 – (21º)
Primeira Participação olímpica – Lillehammer 1994
Maior medalhista olímpico: Anastasiya Kuzmina (3 ouros e 3 pratas)
Antes parte da Tchecoslováquia, a Eslováquia estreou em Lillehammer 1994 já com uma robusta delegação de 42 atletas, 23 desses no hóquei no gelo masculino. Naquele ano o país ficou sem medalhas, mas já dava indícios de que não demoraria para subir no pódio, pois conquistou top-10 no biatlo, no esqui cross-country e no hóquei no gelo.
(Para ver outros países clique aqui:)
Após uma década, os eslovacos puderam comemorar uma medalha. Ela veio com a prata de Radoslav Zidek no snowboard cross masculino em Turim 2006. Até hoje, essa é a única medalha eslovaca no snowboard. Esse pódio colocou a Eslováquia em 21º lugar no quadro geral daquele ano, e desde 2006 o país nunca deixou de subir ao pódio em jogos olímpicos.
Nas olimpíadas seguintes, Vancouver 2010, a Eslováquia conseguiu seu primeiro ouro. A biatleta Anastasiya Kuzmina foi campeã no sprint feminino e vice na perseguição. Além disso, o país inicialmente ganhou um bronze com Pavol Hurajt na largada em massa masculina, também no biatlo. Anos depois, no entanto, com a desclassificação do russo Evgeny Ustyugov, então medalhista de ouro, Pavol foi promovido à prata. Desta forma, a Eslováquia com um ouro e duas pratas ficou em 16º no quadro geral de Vancouver 2010, o melhor resultado até hoje. Desde 2010 a nação tem levado mais atletas para as olimpíadas de inverno do que de verão.
Em Sochi 2014, Kuzmina voltou a ser campeã no sprint feminino, tornando-se a primeira mulher bicampeã em sequência no biatlo. Em Pyeongchang 2018, ela adicionou mais três medalhas ao seu histórico olímpico: ouro na largada em massa e pratas no individual e na perseguição, conquistas que a tornaram a primeira biatleta a ganhar o ouro em três olimpíadas consecutivas. Ela havia se aposentado em 2019, mas decidiu retornar à ativa em 2024.
Por fim, em Pequim 2022, Petra Vlhová foi campeã no slalom feminino no esqui alpino, a primeira medalha de ouro eslovaca não proveniente do biatlo. Também o time masculino de hóquei no gelo obteve a primeira láurea ao vencer a equipe sueca por 4 a 0 na decisão do bronze. Os únicos esportes que a Eslováquia nunca competiu até hoje foram o curling, a patinação de velocidade e o skeleton.
ESPORTES
Biatlo: Das 10 medalhas do país, 7 foram no biatlo, sendo 3 ouros e 4 pratas. Todos os ouros foram conquistados por Anastasiya Kuzmina, que retornou da aposentadoria em 2024. No quadro geral da modalidade, a Eslováquia aparece em 9º lugar.
Hóquei no gelo: Apesar de ter apenas um bronze, a Eslováquia é muito competitiva no hóquei no gelo, sobretudo no masculino, mas ainda parece estar uma prateleira abaixo de seleções como Canadá e Estados Unidos. Entretanto, os eslovacos foram os responsáveis pela eliminação dos estadunidenses na última olimpíada.










