Parada das Nações – Espanha

A Espanha vai pra sua 22ª participação.

Espanha

Sigla: ESP

Medalhas na história: Ouro: 1 | Prata: 1 | Bronze: 3 | Total: 5 – (41º no quadro histórico)

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 1 | Bronze: 0 | Total: 1 – (25º)

Primeira Participação olímpica – Garmisch-Partenkirchen 1936

Maior medalhista olímpico: Francisco “Paquito” Fernández Ochoa (1 ouro)

A Espanha estreou em jogos de inverno na edição de Garmisch-Partenkirchen 1936 levando seis atletas, sendo duas mulheres no esqui alpino e quatro homens no esqui cross-country. Naquela edição, a melhor colocação foi de Tomás Velasco, 62º nos 18 km masculino. Desde a estreia, a Espanha sempre esteve presente nos jogos de inverno.

PARADA DAS NAÇÕES – ESLOVÊNIA

(Para ver outros países clique aqui:)

Em Cortina d’Ampezzo 1956, a Espanha quase subiu ao pódio quando Alfonso de Portago/Vicente Sartorius, dois membros da nobreza espanhola, ficaram em 4º lugar no evento de duplas masculinas do bobsled, perdendo a medalha de bronze por uma diferença de menos de dois décimos. Infelizmente, Alfonso faleceu um ano depois ao sofrer um acidente automobilístico. Nesta edição de jogos de inverno a Espanha estreou na patinação artística, com Darío Villalba ficando em 14º lugar.

A medalha espanhola só se tornaria realidade 16 anos depois, quando Francisco Fernández Ochoa, o “Paquito”, venceu o slalom masculino do esqui alpino em Sapporo 1972. Sua medalha deixou a Espanha em 13º no quadro geral, a melhor colocação até hoje. Vinte anos depois, em Albertville 1992, uma das irmãs mais novas do “Paquito”, Blanca Fernández Ochoa, conquistou o bronze no slalom feminino. Até hoje essas são as únicas medalhas da Espanha no esqui alpino. Em Salt Lake City 2002, Johann Muhlegg ganhou três ouros no esqui cross-country, porém foi pego no antidoping e teve suas conquistas cassadas.

A Espanha não se abalou e continuou seu desenvolvimento. Em Sochi 2014, levou sua maior delegação, composta por 20 atletas. Quatro anos depois, em Pyeongchang 2018, obteve mais dois bronzes com Regino Hernández no snowboard cross masculino e com Javier Fernández no evento individual masculino da patinação artística. Foi a primeira vez que a Espanha ganhou duas medalhas ou mais na mesma edição. Por fim, em Pequim 2022, Queralt Castellet foi medalhista de prata no halfpipe feminino, disciplina pertencente ao snowboard.

ESPORTES

Snowboard: Os espanhóis medalharam na modalidade nas últimas duas olimpíadas além de terem vários top-10 nas últimas edições.

Esqui montanhismo: O esporte estreará em olimpíadas em Milão-Cortina 2026, mas no último mundial a Espanha foi um dos destaques.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *