Parada das Nações – Estônia

A Estônia vai pra sua 12ª participação.

Estônia

Sigla: EST

Medalhas na história: Ouro: 4 | Prata: 2 | Bronze: 2 | Total: 8 – (30º no quadro histórico)

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 1 | Total: 1 – (27º)

Primeira Participação olímpica – St. Moritz 1928

Maior medalhista olímpico: Andrus Veerpalu e Kristina Smigun (2 ouros e 1 prata cada)

A estreia da Estônia no inverno se deu em St. Moritz 1928 quando o país levou dois patinadores de velocidade, Christfried Burmeister e Aleksander Mitt. Nenhum dos dois obteve top-10. Após ficar de fora em Lake Placid 1932, a Estônia voltou a competir em Garmisch-Partenkirchen 1936 levando cinco atletas, entre os quais as duas primeiras mulheres, Karin Peckert-Forsman (esqui alpino) e Helene Michelson (patinação artística). O 26º lugar de Karin é até hoje um dos melhores resultados da Estônia no esqui alpino.

PARADA DAS NAÇÕES – ERITREIA

(Para ver outros países clique aqui:)

O país foi então ocupado e incorporado pela União Soviética e só voltou a competir de forma independente em Albertville 1992, estreando no biatlo e no combinado nórdico. No ano de sua estreia, o 9º lugar obtido no revezamento feminino no biatlo é até hoje a melhor posição da nação no esporte. Neste mesmo ano, estreou um dos atletas que se tornaria o maior medalhista estoniano: Andrus Veerpalu. Ele conquistou a primeira medalha estoniana no inverno em Salt Lake City 2002, quando venceu os 15 km masculino do esqui cross-country. Dias depois, obteve a prata nos 50 km masculino. Seu compatriota, Jaak Mae, ficou com o bronze na prova vencida por Veerpalu. Tais medalhas deixaram a Estônia em 17º no quadro geral daquela olimpíada.

Mas a melhor participação estoniana foi em Turim 2006, ano em que conquistou três medalhas de ouro e terminou em 12º no quadro geral. As medalhas vieram com Veerpalu novamente nos 15 km masculino e com Kristina Smigun nos 10 km feminino e na perseguição feminina de 15 km, o que a tornou a primeira mulher a medalhar no inverno para a Estônia. Kristina ganhou a prata nos 10 km feminino em Vancouver 2010, ano em que a Estônia levou sua maior delegação: 30 atletas. A última medalha estoniana foi obtida em Pequim 2022 no slopestyle feminino do esqui estilo livre com o bronze de Kelly Sildaru. A Estônia nunca competiu no bobsled, curling, hóquei no gelo, patinação de velocidade em pista curta, skeleton e snowboard.

ESPORTES

Esqui cross-contry: A Estônia possui 4 ouros, 2 pratas e 1 bronze no esporte, o que a coloca como a 8ª nação mais vencedora no esqui cross-country. A última medalha, no entanto, foi em Vancouver 2010.

Esqui estilo livre: Kelly Sildaru, de 23 anos, é uma sensação estoniana no esporte. Em Pequim 2022 ela conquistou o bronze no slopestyle feminino e ficou em 4º no halfpipe.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *