Parada das Nações – Finlândia

A Finlândia vai pra sua 25ª participação.

Finlândia

Sigla: FIN

Medalhas na história: Ouro: 45 | Prata: 65 | Bronze: 65 | Total: 175 – (11º no quadro histórico)

Em Pequim… Ouro: 2 | Prata: 2 | Bronze: 4 | Total: 8 – (16º)

Primeira Participação olímpica – Chamonix 1924

Maior medalhista olímpico: – Clas Thunberg (5 ouros, 1 prata e 1 bronze)

A Finlândia nunca ficou de fora de uma olimpíada de inverno e conquistou medalhas em todas as edições. Ela também possui o feito de medalhar em todos os esportes que competiu. Os únicos esportes em que a Finlândia nunca participou foram os de trenó (bobsled, luge e skeleton) e na patinação de velocidade em pista curta. Suas 175 medalhas a colocam como a 11ª maior ganhadora de todos os tempos e, caso a Rússia continue banida, é provável que já em Milão-Cortina 2026 suba para o top-10. Itália e França, contudo, vêm logo atrás e nos últimos anos têm conquistado mais medalhas que os finlandeses.

PARADA DAS NAÇÕES – FILIPINAS

(Para ver outros países clique aqui:)

O melhor desempenho do país por colocação no quadro de medalhas foi justamente na sua estreia, em Chamonix 1924, onde ganhou 4 ouros, 4 pratas e 3 bronzes, ficando atrás apenas da Noruega. A patinação de velocidade foi responsável por 8 dessas medalhas, sendo 3 ouros, 1 prata e 1 bronze do patinador Clas Thunberg. Ele ganharia mais 2 ouros na edição seguinte, sendo até hoje o maior medalhista finlandês em jogos de inverno. Já o melhor desempenho por número de medalhas pertence a Sarajevo 1984, onde ganhou 13 medalhas, (4 ouros, 3 pratas e 6 bronzes) sendo 3 ouros e 1 bronze de Marja-Liisa Hamalainen no esqui cross-country feminino.

Seu recorde de atletas em sua delegação foi obtido em Sochi 2014, quando 103 atletas representaram o país, quase a metade destes no hóquei no gelo. A modalidade mais condecorada finlandesa é o esqui cross-country, que possui 22 ouros, 27 pratas e 37 bronzes, ficando atrás apenas de Noruega, Suécia e União Soviética no quadro geral do esporte. Outros esportes notáveis incluem o salto em esqui e o combinado nórdico. A Finlândia nunca sediou uma edição dos jogos de inverno.

ESPORTES

Esqui cross-country: O esporte já rendeu 22 ouros, 27 pratas e 37 bronzes para os finlandeses, o que sozinho já os colocaria como 17º no quadro geral de todos os tempos. O país só ganhou menos medalhas do que a Noruega na modalidade, embora fique atrás de Suécia e União Soviética no número de ouros.

Salto em esqui: O esporte é responsável por 10 ouros, 8 pratas e 4 bronzes para a nação, que no quadro geral da modalidade fica atrás apenas da Noruega.

Combinado nórdico: O esporte que é uma mistura dos dois citados acima também é uma potência finlandesa. Com 4 ouros, 8 pratas e 2 bronzes, a Finlândia só está atrás de Noruega e Alemanha na modalidade que, curiosamente, ainda não possui disputas femininas. Mas é provável que em breve as mulheres também possam participar.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *