A França vai pra sua 25ª participação.
A França vai pra sua 25ª participação.

Sigla: FRA
Medalhas na história: Ouro: 41 | Prata: 42 | Bronze: 55 | Total: 138 – (13º no quadro histórico)
Em Pequim… Ouro: 5 | Prata: 7 | Bronze: 2 | Total: 14 – (10º)
Primeira Participação olímpica – Chamonix 1924
Maior medalhista olímpico: Martin Fourcade (6 ouros e 1 prata)
Anfitriã nos primeiros jogos de inverno em Chamonix 1924, a França sediou o megaevento em outras duas oportunidades, em 1968 (Grenoble) e 1992 (Albertville), e voltará a ser o país sede em 2030, nos Alpes Franceses. Desta forma, até 2034, ficará atrás apenas dos Estados Unidos como o país que mais recebeu os jogos olímpicos de inverno. No entanto, é a nação que utilizou mais cidades diferentes no processo, visto que os Estados Unidos sediou duas vezes em Lake Placid (1932 e 1980), uma vez em Squaw Valley (1960) e duas vezes em Salt Lake City (2002 e, futuramente, em 2034).
(Para ver outros países clique aqui:)
A única vez que a França não ganhou medalhas foi em Cortina d’Ampezzo 1956, apesar de levar mais de trinta atletas em seis esportes diferentes e conseguir dois 4º lugares. Em contrapartida, quando sediou o evento em Grenoble 1968, o país obteve sua melhor colocação no quadro de medalhas, terceiro, atrás somente de Noruega e União Soviética. Grande parte do bom desempenho francês se deve a Jean Claude-Killy, vencedor de três ouros no esqui alpino naquele ano e o atleta com a melhor performance em 1968.
O maior medalhista francês é Martin Fourcade, do biatlo masculino, vencedor de seis ouros e uma prata em diversas provas: perseguição, largada em massa e revezamento misto, entre os anos de 2010 a 2018. Em Sochi 2014, a França levou sua maior delegação, composta de 116 atletas. E o número poderia ser bem maior, pois naquele ano o país não participou do hóquei no gelo, modalidade que concentra o maior número de atletas. Em Milão-Cortina 2026, a França deve ultrapassar esse recorde e levar cerca de 160 atletas em sua delegação. Desta vez a nação conta com atletas no hóquei em ambos os naipes, graças ao banimento da Rússia, que possuía vaga, mas teve a participação em esportes coletivos vetada.
Os únicos esportes em que a França não conquistou medalhas são: hóquei no gelo, luge, skeleton, patinação de velocidade e patinação de velocidade em pista curta. Em Milão-Cortina os únicos esportes sem franceses serão o curling e o luge. Atualmente no 13º lugar no quadro geral de todos os tempos, a França vem crescendo nos últimos anos e, em breve, deve entrar no top-10, sobretudo se a Rússia continuar banida.
ESPORTES
Biatlo: A França tem tido um desempenho impressionante no biatlo recentemente. Dos 13 ouros na modalidade conquistados pelos franceses, 12 foram nos últimos 20 anos. Isso já os coloca como o terceiro país mais condecorado neste esporte, atrás de Noruega e Alemanha. Quentin Fillon Maillet no masculino e Lou Jeanmonnot no feminino são nomes para ficar de olho.
Esqui alpino: Antes protagonista francês, o esqui alpino ainda é a modalidade mais premiada para o país, mas com a rápida ascensão do biatlo deve ser ultrapassado em breve. Mesmo assim, apenas considerando o quadro da modalidade, a França é a quarta colocada.
Esqui-montanhismo: O esporte que estreará nas olimpíadas de inverno é uma aposta francesa, que dominou o último mundial.
