Parada das Nações – Grã-Bretanha

A Grã-Bretanha vai pra sua 25ª participação.

Grã-Bretanha

Sigla: GBR

Medalhas na história: Ouro: 12 | Prata: 5 | Bronze: 17 | Total: 34 – (18º no quadro histórico)

Em Pequim… Ouro: 1 | Prata: 1 | Bronze: 0 | Total: 2 – (19º)

Primeira Participação olímpica – Chamonix 1924

Maior medalhista olímpico: – Elizabeth “Lizzy” Yarnold (2 ouros)

O Reino Unido estreou logo na primeira olimpíada de inverno, Chamonix 1924, mas antes disso já ganhara medalhas na patinação artística, que entre os anos de 1908 e 1920 foi uma disciplina das olimpíadas ‘de verão’ – antes de haver distinção entre os dois eventos. O melhor desempenho por posição no quadro de medalhas foi justamente em Chamonix, onde os britânicos conseguiram um ouro no curling, uma prata no bobsled e um bronze no hóquei no gelo, todos esses em eventos masculinos por equipes, além de um bronze com Ethel Muckelt no individual feminino da patinação artística. Naquele ano, o Reino Unido ficou em 6º lugar no quadro geral.

PARADA DAS NAÇÕES – JAPÃO

(Para ver outros países clique aqui:)

Mesmo participando de todas as edições dos jogos, os britânicos  nunca sediaram a competição e nem ganharam mais de um ouro por participação. A maior delegação foi alcançada em Pyeongchang 2018, quando 58 atletas representaram o Team GB. O único esporte que jamais teve britânicos competindo até então é o combinado nórdico.

O maior trunfo do Reino Unido são esportes no gelo, como patinação artística, curling, bobsled e skeleton, este último o esporte praticado pela maior medalhista de inverno, Elizabeth Yarnold. “Lizzy” foi campeã em Sochi 2014 e Pyeongchang 2018 no evento feminino, tornando-se a única atleta britânica de inverno a defender um título e a maior medalhista de skeleton de todos os tempos até hoje. Além dos quatro esportes citados, o hóquei no gelo foi outro esporte que trouxe um ouro para os britânicos, desta vez no longínquo ano de 1936 no torneio masculino.

Em esportes de neve, o Reino Unido possui três bronzes: dois no snowboard (Jenny Jones no slopestyle feminino em 2014 e Billy Morgan no big air masculino em 2018) e um no esqui estilo livre (Isabel “Izzy” Atkin no slopestyle feminino em 2018).

ESPORTES

Skeleton: O Reino Unido é o país com maior número de medalhas no esporte, nove ao todo, sendo 3 ouros, 1 prata e 5 bronzes. A nação fica apenas atrás dos Estados Unidos no quadro da modalidade, pois possui menos pratas. Os britânicos são favoritos à medalha em todos os naipes, incluindo na modalidade mista, que estreia em Milão-Cortina 2026.

Curling: As duas medalhas do Reino Unido em Pequim 2022 foram no curling. Ouro no time feminino e prata no masculino. Com 3 ouros, 2 pratas e 1 bronze, a nação é a terceira melhor medalhista do esporte, atrás de Canadá e Suécia.

Patinação artística: Dos 12 ouros já conquistados pelos britânicos, 5 foram na patinação artística, que também já rendeu 3 pratas e 7 bronzes. No quadro geral da modalidade, os britânicos estão em 6º lugar.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *