Parada das Nações – Irlanda

A Irlanda vai pra sua 9ª participação.

Irlanda

Sigla: IRL

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Albertville 1992

Maior medalhista olímpico: 

A Irlanda estreou em Albertville 1992 com duas duplas masculinas no bobsled, terminando nas 32º e 38º posições. O país só voltaria a competir seis anos depois, debutando no esqui alpino e com outra equipe no bobsled. A Irlanda nunca ganhou uma medalha em olimpíadas de inverno, mas ficou muito próxima no ano de 2002, quando Clifton Wrottesley ficou a menos de meio segundo da medalha de bronze no skeleton masculino. Seu 4º lugar é até hoje o melhor resultado irlandês. Curiosamente Clifton é de família nobre e também é conhecido como 6º Barão Wrottesley, membro da Câmara dos Lordes. O ano de 2002 igualmente marcou a estreia feminina do país, com Tamsen McGarry competindo nos eventos de slalom e slalom gigante do esqui alpino.

PARADA DAS NAÇÕES – IRÃ

(Para ver outros países clique aqui:)

Depois disso, a Irlanda continuou sendo bem representada, e cada vez em mais esportes. O país estreou no snowboard em 2014, no esqui estilo livre em 2018 e no luge em 2022. Destaques para as semifinais do halfpipe e do slopestyle masculino do snowboard conseguidas por Seamus O’Connor em 2014; o 12º lugar de Jack Gower no combinado masculino do esqui alpino em Pequim 2022; e o 14º lugar de Thomas Westgard nos 15 km clássico masculino do esqui cross-country na mesma edição. Por quatro vezes a Irlanda levou seis atletas: Nagano 1998, Salt Lake City 2002, Vancouver 2010 e Pequim 2022, mas é possível que este recorde seja quebrado em Milão-Cortina 2026.

ESPORTES

Skeleton: Participou entre os anos de 2002 a 2014 sempre com apresentações regulares. Em 2002, Clifton Wrottesley ficou a 0,42 segundos da medalha de bronze. Este é o melhor resultado do país. No entanto, nas duas últimas olimpíadas, a Irlanda ficou de fora na modalidade.

Esqui alpino, esqui cross-country e snowboard: Embora não sejam uma força no país, a Irlanda possui atletas nestes esportes que podem surpreender, porém, a concorrência com outras nações é muito forte, sobretudo nos dois primeiros.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *