Parada das Nações – Japão

O Japão vai pra sua 23ª participação.

Japão

Sigla: JPN

Medalhas na história: Ouro: 17 | Prata: 29 | Bronze: 30 | Total: 76 – (17º no quadro histórico)

Em Pequim… Ouro: 3 | Prata: 7 | Bronze: 8 | Total: 18 – (12º)

Primeira Participação olímpica – St. Moritz 1928

Maior medalhista olímpico: Miho Takagi (2 ouros, 4 pratas e 1 bronze)

A estreia japonesa se deu em St. Moritz 1928 com uma delegação de seis homens competindo no esqui cross-country, combinado nórdico e salto em esqui. As mulheres só começaram a competir a partir do ano de 1936, com a patinadora artística Etsuko Inada sendo a primeira a fazer isso. Na ocasião, ela ficou em 10º no individual feminino, um dos melhores resultados japoneses até então. Nos jogos seguintes, realizados em St. Moritz 1948, o Japão foi excluído, juntamente com a Alemanha, em razão de sua participação na Segunda Guerra Mundial.

PARADA DAS NAÇÕES – JAMAICA

(Para ver outros países clique aqui:)

A primeira medalha do país foi a prata obtida por Chiharu Igaya no slalom masculino do esqui alpino em Cortina d’Ampezzo 1956. Ao conquistá-la, Chiharu se tornou o primeiro asiático medalhista em jogos de inverno. Até hoje, essa é a única láurea olímpica no esqui alpino para o Japão. Aos 94 anos, Igaya é atualmente um dos medalhistas olímpicos mais velhos ainda vivos. O Japão só voltaria a subir no pódio em 1972, quando sediou os jogos de inverno pela primeira vez, na cidade de Sapporo. Naquele ano, os japoneses ganharam uma medalha de cada no salto em esqui e Yukio Kasaya se tornou o primeiro medalhista de ouro japonês e asiático em jogos de inverno.

O Japão voltaria a sediar em 1998, desta vez na cidade de Nagano. Aproveitando-se dos seus domínios, o Japão obteve cinco ouros, uma prata e quatro bronzes, desempenho este que os colocou em 7º lugar no quadro de medalhas, sua melhor colocação na história. Mas este recorde não deve demorar para ser quebrado, pois o país vem num crescimento exponencial de medalhas. De fato, das 76 medalhas já obtidas, mais da metade foram nas últimas três olimpíadas, com destaque para as patinações de velocidade e artística.

Boa parte deste bom desempenho se deve às irmãs Miho e Nana Takagi, donas de três ouros, quatro pratas e um bronze entre 2018 a 2022 em competições de curtas distâncias e por equipes na patinação de velocidade feminina. Miho é a melhor medalhista de inverno japonesa e pode aumentar o número das suas conquistas em Milão-Cortina d’Ampezzo 2026. O Japão já participou em todos os esportes do programa olímpico.

ESPORTES

Patinação de velocidade: Esporte mais condecorado japonês, responsável por 5 ouros, 10 pratas e 11 bronzes. Boa parte do bom desempenho japonês na modalidade se deve às irmãs Miho e Nana Takagi.

Patinação artística: O esporte caiu nas graças dos japoneses e se tornou muito popular. Com 3 ouros, 5 pratas e 3 bronzes, o Japão já é o 10º país mais medalhado e tem tudo para subir ainda mais no ranking.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Comments

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *