Parada das Nações – Liechtenstein

Liechtenstein vai pra sua 21ª participação.

Liechtenstein

Sigla: LIE

Medalhas na história: Ouro: 2 | Prata: 2 | Bronze: 6 | Total: 10 – (34º no quadro histórico)

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Garmisch-Partenkirchen 1936

Maior medalhista olímpico: Hannelore “Hanni” Wenzel (2 ouros, 1 prata e 1 bronze)

Esta talvez seja a nação com mais curiosidades geladas. É a única nação no mundo a ter medalhas apenas em jogos de inverno e não de verão. É o menor país do mundo a possuir uma medalha de ouro olímpica e tem a melhor média per capita de medalhas, com uma medalha a cada 3.600 habitantes, aproximadamente. E, com exceção de Ursula Konzett (bronze no slalom feminino em Sarajevo 1984), todos os medalhistas da micronação são parentes de duas famílias, os Wenzels e os Frommelts.

PARADA DAS NAÇÕES – LÍBANO

(Para ver outros países clique aqui:)

A história nas olimpíadas de inverno de Liechtenstein começou quando o país levou quatro atletas para competir em Garmisch-Partenkirchen em 1936, todos homens, dois no esqui alpino e dois no bobsled. As mulheres só participariam em Grenoble 1968, com Marta Buhler sendo a pioneira através do esqui alpino. Este esporte é a grande força de Liechtenstein, e todas as medalhas já conquistadas pela nação foram provenientes dele. As duas primeiras foram obtidas em Innsbruck 1976, com dois bronzes no slalom, sendo um no masculino com Willi Frommelt e outro no feminino com Hanni Wenzel.

Hanni logo se tornaria a maior liechtensteinense de todos os tempos quando em Lake Placid 1980 foi campeã no slalom e slalom gigante feminino, além de prata no downhill. Com a prata obtida pelo seu irmão Andreas Wenzel no slalom gigante masculino, Liechtenstein terminou aquela edição em 6º lugar do quadro geral de medalhas, sua melhor posição até hoje. 

Em Calgary 1988, Liechtenstein levou sua maior delegação, com 13 atletas. Na edição, o principado obteve um bronze com Paul Frommelt, irmão de Willi. Levaria então 30 anos até Liechtenstein obter outra medalha, o bronze de Christina Weirather no super-G feminino em Pyeongchang 2018. “Tina” é filha de Hanni Wenzel. Além de esqui alpino e bobsled, a nação já participou também no esqui cross-country e no luge.

ESPORTES

Esqui alpino: O esporte é o único que já concedeu medalhas aos liechtensteinenses. Todos os top 10 da nação foram oriundos dele. Com dois ouros, duas pratas e seis bronzes, Liechtenstein aparece em 13º no quadro geral da modalidade.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *