Parada das Nações – Luxemburgo

Luxemburgo vai pra sua 11ª participação.

Luxemburgo

Sigla: LUX

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 2 | Bronze: 0 | Total: 2 – (44º no quadro histórico)

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – St. Moritz 1928

Maior medalhista olímpico: Marc Girardelli (2 pratas)

Luxemburgo estreou em St. Moritz 1928 e na ocasião já levou sua maior delegação, composta de cinco homens no bobsled, ficando em 20º lugar. Após ficarem de fora de Lake Placid 1932, os luxemburgueses voltaram a competir em Garmisch-Partenkirchen 1936, novamente no bobsled, mas não melhoraram sua colocação final, terminando em 22º nas duplas masculinas.

PARADA DAS NAÇÕES – LITUÂNIA

(Para ver outros países clique aqui:)

O país só voltaria a competir 52 anos depois, em Calgary 1988, onde o único atleta enviado foi Marc Girardelli, no esqui alpino. Ele já dava indícios do que estava para acontecer quando ficou em 9º no downhill mesmo voltando de lesão. Nas olimpíadas seguintes, Albertville 1992, Marc conquistou as pratas no super-G e no slalom gigante masculino, as primeiras e, até o momento, únicas no inverno para o país. Luxemburgo também encerrou um jejum de 40 anos sem medalhas olímpicas com o feito de Girardelli. A nação terminou em 16º no quadro de medalhas da edição de 1992. Girardelli esbarrou no pódio novamente em Lillehammer 1994, mas ficou em 4º no downhill e 5º no super-G, menos de um segundo atrás dos medalhistas.

Após a aposentadoria de Marc, Luxemburgo não teve nenhum outro atleta no top 20 de qualquer modalidade. Além do bobsled e esqui alpino, a nação já participou na patinação artística e no esqui cross-country. A primeira mulher a competir foi Fleur Maxwell em Turim 2006, na patinação artística. Em sua homenagem, o astrônomo Matt Dawson batizou um asteroide descoberto em 2005.

Curiosamente, o comitê de Luxemburgo possui critérios mais rígidos para classificação do que a Federação Internacional, o que resulta do país recusar algumas cotas de participação. A recusa, no entanto, abre espaço para que outros países possam aceitar mais cotas.

ESPORTES

Esqui alpino: Único esporte que proporcionou ao país resultados em top 10. Marc Girardelli foi o responsável por todos, incluindo as duas medalhas de prata do país. Atualmente ele está aposentado.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *