O México vai pra sua 11ª participação.
Sigla: MEX
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica – St. Moritz 1928
Maior medalhista olímpico: –
O México estreou em olimpíadas de inverno em St. Moritz 1928, onde levou uma delegação composta de cinco homens no bobsled. O time mexicano ficou em 11º entre 23 equipes e até hoje é a melhor posição conquistada pelo México em uma disciplina de inverno. Os mexicanos ficaram à frente de diversos trenós de países europeus.
(Para ver outros países clique aqui:)
Depois desta única participação, o México só voltaria a competir em Sarajevo 1984, sendo a estreia de Hubertus von Hohenlohe. Ele é mais um dos personagens icônicos das olimpíadas. Nascido no México, cantor pop e descendente de família real alemã, ele optou por competir pelo México para “manter viva a tradição de esquiadores de países exóticos”. Ele competiu no esqui alpino masculino em 1984, 1988, 1992, 1994, 2010 e 2014, sendo nestes dois últimos anos o competidor mais velho da edição.
De fato, em 2014 ele se tornou o segundo competidor mais velho em jogos olímpicos de inverno, com 55 anos de idade – O mais velho até hoje é o sueco jogador de curling Carl Kronlund, que possuía 58 anos nas olimpíadas de Chamonix 1924. Hubertus ainda está em atividade e, caso participe das olimpíadas, baterá o recorde de atleta mais velho aos 67 anos. Seu melhor resultado foi o 26º lugar no slalom masculino em Sarajevo 1984.
Além do bobsled e esqui alpino, o México já participou no esqui cross-country, na patinação artística, no skeleton e no esqui estilo livre, sem resultados no top 20. A primeira mulher a competir foi Diana Encinas, na patinação artística em Calgary 1988. Quatro anos depois, em Albertville 1992, o México levou sua maior delegação, composta por 20 atletas, metade destes no esqui alpino.
ESPORTES
Esqui alpino: Esporte que proporcionou a maior quantidade de competidores mexicanos nos jogos de inverno, muito influenciados por Hubertus von Hohenlohe, seis vezes atleta olímpico. Ele possui o melhor resultado mexicano na modalidade, o 26º lugar no slalom masculino em Sarajevo 1984.











