Parada das Nações – Mônaco

Mônaco irá pra sua 12ª participação.

Mônaco

Sigla: MON

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Sarajevo 1984

Maior medalhista olímpico: 

O segundo menor país do mundo, Mônaco, estreou em jogos de inverno em Sarajevo 1984 com um único atleta, David Lajoux, no esqui alpino. Ele participou no slalom e no downhill masculino, não completando a primeira prova e concluindo a segunda em 47º entre 60 concludentes. Em Calgary 1988, o país estreou no bobsled com a dupla masculina Albert Grimaldi/Gilberti Bessi. Na época, Albert Grimaldi era o filho do príncipe de Mônaco, e, com o falecimento de seu pai em 2005, ele tornou-se o atual príncipe. Ele competiu ainda nos anos de 1992, 1994, 1998 e 2002, sendo o porta-bandeira nas três primeiras participações de suas cinco. A melhor colocação do nobre monegasco foi o 25º lugar na sua estreia em 1988. Albert é casado com a ex-nadadora sul-africana Charlene Wittstock.

PARADA DAS NAÇÕES – PORTUGAL

(Para ver outros países clique aqui:)

A primeira mulher a representar Mônaco foi Alexandra Coletti, em Turim 2006 no esqui alpino, e até o momento, ela é a única a fazê-lo. Alexandra também competiu nas três olimpíadas seguintes, com vários resultados dentro do top 30. Ainda assim, foi em Pequim 2022 que vieram as melhores exibições de Mônaco. Arnaud Alessandria ficou em 13º no combinado masculino do esqui alpino e a dupla Rudy Rinaldi/Boris Vain ficou em 6º no bobsled. Por quatro vezes, Mônaco levou cinco atletas às olimpíadas: em Albertville 1992, Lillehammer 1994, Salt Lake City 2002 e em Sochi 2014.

ESPORTES

Bobsled: Desde que estreou no esporte em Calgary 1988, Mônaco nunca ficou de fora da disputa do bobsled, sempre participando no naipe masculino. É da modalidade o melhor resultado monegasco em toda história olímpica, o 6º lugar de Rudy Rinaldi/Boris Vain nas duplas masculinas em Pequim 2022.

Esqui alpino: A modalidade já rendeu a Mônaco dois top 20, um com Alexandra Coletti, 19º no super combinado feminino de Vancouver 2010 e outro com Arnaud Alessandria, 13º no combinado masculino de Pequim 2022.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *