A Mongólia vai pra sua 16ª participação.
Sigla: MGL
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica – Innsbruck 1964
Maior medalhista olímpico: –
A primeira participação da Mongólia em jogos de inverno foi em Innsbruck 1964, quando levou treze atletas representando a nação no biatlo, esqui cross-country e patinação de velocidade. Esta é até hoje a maior delegação mongol no inverno. Foi em Innsbruck também o melhor resultado de sempre, o 20º lugar de Tsedenjavyn Lkhamjav nos 3.000 m. feminino da patinação de velocidade. Depois disso, o país caiu de produção e diminuiu seu contingente, chegando até mesmo a não participar em Innsbruck 1976.
(Para ver outros países clique aqui:)
Em Lillehammer 1994 a Mongólia estreou na patinação de velocidade em pista curta com um representante, Batchuluuny Bat-Orgil. Ele possui uma história curiosa: Inicialmente a Mongólia não conseguiria competir, mas a desistência da equipe norte-coreana abriu vagas. Porém, os mongóis já haviam começado a viagem de volta da Alemanha, onde estavam treinando, para casa. Após oito dias de trem, Bat-Orgil chegou à Mongólia, onde foi informado por fax que estava elegível a competir. Ele voltou para o trem e chegou a tempo de competir e ser o porta-bandeira de sua nação na cerimônia de encerramento. Sua melhor colocação foi o 24º lugar nos 500 m. masculino.
ESPORTES
Esqui cross-country: Desde Turim 2006 este é o único esporte onde os mongóis estão competindo. A melhor colocação, no entanto, foi conseguida em Innsbruck 1964, com o 30º lugar de Jigjeegiin Javzandulam nos 5 km feminino.











