Parada das Nações – Nova Zelândia

A Nova Zelândia vai pra sua 18ª participação.

Nova Zelândia

Sigla: NZL

Medalhas na história: Ouro: 2 | Prata: 2 | Bronze: 2 | Total: 6 – (37º no quadro histórico)

Em Pequim… Ouro: 2 | Prata: 1 | Bronze: 0 | Total: 3 – (17º)

Primeira Participação olímpica – Oslo 1952

Maior medalhista olímpico: Zoi Sadowski-Synnott (1 ouro, 1 prata e 1 bronze)

A Nova Zelândia estreou em Oslo 1952 levando três atletas no esqui alpino. Na ocasião, o melhor desempenho foi de Annette Johnson, que ficou em 39º no slalom gigante feminino. Com exceção de Cortina d’Ampezzo 1956 e Innsbruck 1964, a Nova Zelândia participou em todos os jogos, mas até 1984, apenas no esqui alpino, com alguns resultados medianos, como o 14º e o 17º lugares dos irmãos Markus e Mattias Hubrick, respectivamente, obtidos no slalom masculino de Sarajevo 1984.

PARADA DAS NAÇÕES – NORUEGA

(Para ver outros países clique aqui:)

Em Calgary 1988, os neozelandeses estrearam no bobsled e no esqui cross country, e quatro anos depois, em Albertville 1992, na patinação de velocidade em pista curta, quando conseguiram dois quartos lugares – na equipe de revezamento masculina nos 5.000 m. e com Mike McMillen nos 1.000 m. masculino. Foi também nessa edição que Annelise Coberger conquistou a primeira medalha da Nova Zelândia e de um país do Hemisfério Sul ao levar a prata no slalom feminino no esqui alpino.

Desde então, o número de esportes que já tiveram participação neozelandesa só vem crescendo.  Atualmente o país só não competiu na patinação artística, no hóquei no gelo, no salto em esqui e no combinado nórdico. A Nova Zelândia soube aproveitar a inclusão de novos esportes no cronograma olímpico, como o esqui estilo livre (1992) e o snowboard (1998). Foram desses esportes as outras medalhas da nação.

Em Pyeongchang 2018, o país levou sua maior delegação, composta de 21 atletas, entre eles dois jovens de 16 anos, Zoi Sadowski-Synnott, no snowboard, e Nico Porteous, no esqui estilo livre. Zoi foi bronze no big air feminino, enquanto Nico foi terceiro colocado no halfpipe masculino, horas depois. Os dois alcançaram a glória maior na edição de Pequim 2022, quando Zoi foi ouro no slopestyle e prata no big air, e Nico foi ouro no halfpipe. O excelente desempenho de ambos colocou a Nova Zelândia em 17º no quadro geral daquela edição.

ESPORTES

Esqui estilo livre: É o esporte de inverno responsável pela maior quantidade de atletas neozelandeses nos últimos anos e que tem proporcionado diversos top-10 para a nação em ambos os naipes e nas mais diferentes modalidades.

Snowboard: Esporte da maior medalhista neozelandesa, Zoi Sadowski-Synnott, e que possui ainda outros bons atletas no país, que já obtiveram alguns top-10.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *