O Quênia vai pra sua 5ª participação.
Sigla: KEN
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Pequim… Não participou
Primeira Participação olímpica – Nagano 1998
Maior medalhista olímpico: –
Do Quênia vem uma história de amizade daquelas que só o esporte pode proporcionar. Em Nagano 1998, uma famosa empresa de calçados financiou, como parte de uma estratégia de marketing, o treinamento de dois corredores quenianos a fim de participarem no esqui cross-country. Após o período de prática, no entanto, nenhum dos dois conseguiu se qualificar para as olimpíadas de forma direta, tendo o país apenas direito a uma vaga de qualificação automática, uma espécie de convite de universalidade. O escolhido para representar o Quênia foi Philip Boit.
PARADA DAS NAÇÕES – CAZAQUISTÃO
(Para ver outros países clique aqui:)
Boit competiu nos 10 km masculino estilo clássico e terminou em 92º e último lugar (outros 6 atletas não competiram ou não completaram). Seu tempo foi mais de vinte minutos inferior do que o do vencedor, o norueguês Bjorn Daehlie, que havia completado o percurso em menos de meia hora. Quando Daehlie se encaminhava para o pódio, ficou sabendo de que Boit ainda estava correndo, então, o norueguês insistiu para que esperassem Philip chegar para começar a cerimônia de entrega das medalhas. A torcida apoiava o queniano entusiasticamente que recebeu um abraço do norueguês assim que cruzou a linha de chegada. Pouco tempo depois dos jogos de Nagano 1998, o primeiro filho do queniano nasceu, e ele lhe deu o nome de Daehlie Boit, em homenagem ao norueguês.
O Quênia participou algumas outras vezes dos jogos de inverno. Em Salt Lake City 2002, Philip Boit ficou em 65º lugar na rodada de qualificação do sprint masculino e em Turim 2006 novamente Boit representou seu país, ficando em 91º nos 15 km masculino. Em Pyeongchang 2018, Boit foi chefe da delegação queniana que contava com Sabrina Simader, a primeira mulher a representar a nação em uma olimpíada de inverno. Ela ficou em 38ª no super-G feminino do esqui alpino.
ESPORTES
Esqui alpino: Esporte responsável pelo melhor resultado do Quênia: o 38º lugar de Sabrina Simader no super-G feminino em Pyeongchang 2018.











