A Romênia vai pra sua 23ª participação.
Sigla: ROU
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 1 | Total: 1 – (47º no quadro histórico)
Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica – St. Moritz 1928
Maior medalhista olímpico: Ion Panturu e Nicolae Neagoe (1 bronze, dupla masculina do bobsled)
A estreia da Romênia ocorreu na segunda edição, St. Moritz 1928, com dez atletas no bobsled masculino, ou seja, dois trenós. Uma equipe terminou em 7º, enquanto a outra completou em 19º entre 23 trenós. Desde então, a Romênia só ficou de fora da olimpíada de inverno em Squaw Valley 1960.
(Para ver outros países clique aqui:)
Em Lake Placid 1932, o dueto masculino formado por Alexandru Papana/Dumitru Hubert ficou em 4º nas duplas masculinas, resultado que só seria melhorado em Grenoble 1968 quando a dupla Ion Panturu/Nicolae Neagoe conquistou o bronze no mesmo evento, a única medalha de inverno da Romênia. A medalha deixou os romenos em 15º na classificação geral daquela olimpíada. Ainda em Grenoble, os romenos ficaram em 4º nos quartetos, a apenas um décimo de segundo da medalha de bronze.
A primeira mulher a competir pelo país na Olimpíada de Inverno foi Irina Timcic, nos pares da patinação artística em Lake Placid 1932. Junto com seu parceiro Alfred Eisenbeisser, ficaram em 13º lugar. Curiosamente, Alfred também era jogador de futebol e chegou a participar da Copa do Mundo FIFA de 1930.
A maior delegação romena foi alcançada em Lake Placid 1980, com 35 atletas, a maioria no hóquei no gelo masculino. Os únicos esportes que nunca tiveram representação romena são o curling e o snowboard e, apesar de possuir apenas uma única medalha de bronze na história, a Romênia já conquistou top-10 no bobsled, luge, biatlo, patinação de velocidade, hóquei no gelo e esqui cross-country.
ESPORTES
Bobsled: Esporte responsável pela única medalha da nação, mas que por vezes já ‘bateu na trave’ por centésimos de segundo.
Luge: Outro esporte de deslizamento muito amado pelos romenos. As maiores chances romenas são nas duplas femininas e no revezamento misto, mas Alemanha e Áustria parecem estar um passo à frente de todos os demais concorrentes.











