O Taipé Chinês vai pra sua 14ª participação.
O Taipé Chinês vai pra sua 14ª participação.

Sigla: TPE
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica – Sapporo 1972
Maior medalhista olímpico: –
A estreia do Taipé Chinês se deu em Sapporo 1972 quando o território levou cinco homens em sua delegação, sendo quatro no esqui alpino e um no cross-country. O 34º lugar obtido por Chen Yun-Ming e o 62º por Liang Reng-Guey são até hoje os melhores resultados nesses esportes. Quatro anos depois foi a vez dos taiwaneses estrearem no biatlo e no luge, também conseguindo os melhores resultados desses esportes, um 50º lugar de Ueng Ming-Yih e a 21º posição da dupla Shieh Wei-Cheng/Huang Liu-Chong, respectivamente.
PARADA DAS NAÇÕES – TAJIQUISTÃO
(Para ver outros países clique aqui:)
O Taipé Chinês aderiu ao boicote de 1980, voltando às olimpíadas apenas em 1984, onde, pela primeira vez, teve mulheres em sua delegação. Uma dessas, Teng Pi-Hui, repetiu o 21º lugar no luge. Na olimpíada seguinte, em 1988, a maior delegação e o melhor resultado de todos os tempos. Com treze atletas, a dupla do bobsled Chen Chin-San/Lee Chen-Tan obteve o 15º lugar nas duplas masculinas. Por fim, em 1992, a melhor participação na patinação artística, com o 17º posto de David Liu. Em anos recentes o Taipé Chinês tem marcado presença na patinação de velocidade e de pista curta, mas ainda longe das medalhas.
ESPORTES
Patinação de velocidade: Desde que os taiwaneses estrearam na modalidade, em 2014, eles nunca ficaram de fora, porém, o melhor resultado foi uma 20º colocação de Huang Yu-Ting em 2018 nos 1.000 m. feminino.
