O Tajiquistão participou 4 vezes.
O Tajiquistão participou 4 vezes.

Sigla: TJK
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Pequim… Não participou.
Primeira Participação olímpica – Salt Lake City 2002
Maior medalhista olímpico: –
Antes parte da União Soviética, o Tajiquistão estreou em jogos de inverno em Salt Lake City 2002 levando um único atleta. Andrei Drygin competiu no esqui alpino nas disciplinas de super-G e slalom gigante masculino, mas não completou nenhuma das suas provas. Ele voltou a representar a nação em Turim 2006 participando das mesmas provas e no downhill. No downhill, Andrei terminou em 51º entre 53 concludentes; no super-G, concluiu em 51º entre 56 atletas e no slalom gigante, não finalizou.
(Para ver outros países clique aqui:)
Em Vancouver 2010, Andrei representou o Tajiquistão pela terceira vez, adicionando a prova de slalom ao seu currículo. Entre as quatro provas que disputou, sua melhor colocação – e também do país na história – foi o 44º lugar no downhill entre 45 atletas que finalizaram o percurso. Mas seu 57º lugar no slalom gigante entre 81 concludentes também foi um resultado digno de nota. A última vez que o Tajiquistão esteve em uma olimpíada de inverno foi em Sochi 2014, com o esquiador alpino Alisher Qudratov. Na sua única prova, o slalom gigante masculino, ele não completou. Curiosamente, mesmo sem competir em 2010, Alisher foi o porta-bandeira da nação. O país nunca enviou uma atleta feminina.
ESPORTES
Esqui alpino: Este é o único esporte de inverno em que o Tajiquistão competiu, tendo o 44º lugar de Andrei Drygin no downhill masculino em Vancouver 2010 como o melhor resultado da nação.
