Parada das Nações – Turquia

A Turquia vai pra sua 19ª participação.

Turquia

Sigla: TUR

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Garmisch-Partenkirchen 1936

Maior medalhista olímpico: 

A Turquia estreou em Jogos de Inverno na edição de Garmisch-Partenkirchen em 1936 levando seis atletas, todos masculinos, no esqui alpino e no cross-country, sendo que Mehmut Sevket Karman e Resat Erces competiram em ambos os esportes. Mehmut foi o único a completar alguma prova para os turcos, terminando em 72º lugar (último) os 18 km masculino do esqui cross-country.

PARADA DAS NAÇÕES – TRINIDAD E TOBAGO

(Para ver outros países clique aqui:)

A Turquia continuou participando desses dois esportes apenas no âmbito masculino e com resultados modestos, não obtendo nenhum resultado abaixo do top-30 até Grenoble 1968, ano em que seus onze competidores estabeleceram a maior delegação que o país já enviou para as Olimpíadas de Inverno. Neste mesmo ano, o revezamento 4 x 10 km masculino do esqui cross-country ficou em 15º lugar, resultado que, por muito tempo, foi o melhor obtido pela Turquia mesmo sendo mais de 30 minutos mais lento do que o penúltimo colocado. Individualmente, a primeira vez que a Turquia obteve um top-30 foi com o 27º lugar de Yakup Kadri Birinci no slalom masculino do esqui alpino em Sarajevo 1984.

A primeira mulher a representar a Turquia em Jogos de Inverno foi Kelime Çetinkaya no esqui cross-country em 2002. No evento de sprint, ela ficou em 56ª, enquanto que na perseguição foi a 67ª colocada. A partir daquele ano, a Turquia diversificou sua participação, estreando na patinação artística em Turim 2006, no salto em esqui em Pyeongchang 2018 e na patinação de velocidade em pista curta em Pequim 2022. Logo na primeira participação, o turco Furkan Akar obteve o 6º lugar nos 1.000 m masculino na pista curta, a única vez que a Turquia conquistou um top-10.

ESPORTES

Patinação de velocidade em pista curta: A modalidade é responsável pelo único top-10 do país, o 6º lugar de Furkan Akar nos 1.000 m masculino em Pequim 2022. Furkan Akar, junto com Denis Ors serão os representantes turcos na modalidade em Milão-Cortina 2026. Ambos competirão nos 500 m masculino.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *