A Ucrânia vai pra sua 9ª participação.
A Ucrânia vai pra sua 9ª participação.

Sigla: UKR
Medalhas na história: Ouro: 3 | Prata: 2 | Bronze: 4 | Total: 9 – (31º no quadro histórico)
Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 1 | Bronze: 0 | Total: 0 – (25º)
Primeira Participação olímpica – Lillehammer 1994
Maior medalhista olímpico: Oleksandr Abramenko (1 ouro e 1 prata)
Ex-república soviética, a Ucrânia estreou como país independente em Lillehammer 1994 já levando uma robusta delegação de 37 atletas em dez esportes diferentes. Somente no biatlo e na patinação artística foram dez representantes cada. Nestes mesmos esportes saíram as primeiras medalhas ucranianas: bronze no biatlo no sprint feminino com Valentina Tserbe-Nessina e ouro dois dias depois com Oksana Baiul na patinação artística individual feminina. O país conseguiu ainda top-10 no esqui estilo livre, no luge e na patinação de velocidade. Naqueles jogos, a Ucrânia terminou em 13ª no quadro geral, sua melhor posição até hoje.
(Para ver outros países clique aqui:)
A maior delegação foi atingida em Salt Lake City 2002, com 68 atletas em onze esportes. O recorde foi alcançado com a contribuição do hóquei no gelo, marcando a única vez que o país competiu nesse esporte, terminando em 10º lugar. Naquela edição, porém, os ucranianos não ganharam nenhuma medalha. O único esporte para o qual os ucranianos nunca enviaram competidores até hoje é o curling.
O maior medalhista ucraniano no inverno é Oleksandr Abramenko, campeão no evento de aéreos masculino no esqui estilo livre em Pyeongchang 2018 e medalhista de prata no mesmo evento em Pequim 2022. Naquela época, as tensões entre Rússia e Ucrânia estavam no seu limite, e a animosidade entre os países era visível mesmo nas olimpíadas. Uma semana depois da medalha de prata de Oleksandr, a Rússia anexou as regiões da Crimeia e Lugansk dando início à guerra que ocasionaria a exclusão da delegação da Rússia das Olimpíadas em 2026.
ESPORTES
Biatlo: Das nove medalhas que a Ucrânia já ganhou em sua história, o biatlo foi responsável por cinco delas, sendo 1 ouro, 1 prata e 3 bronzes. Nas últimas quatro olimpíadas, os ucranianos classificaram ao menos dez atletas no esporte e obtiveram pelo menos um top-10 na modalidade. No quadro geral, a Ucrânia aparece em 13º lugar.
Esqui estilo livre: As duas últimas medalhas da Ucrânia foram obtidas no aéreos masculino por Oleksandr Abramenko. Ouro em Pyeongchang 2018 e prata em Pequim 2022. No mesmo evento em que Abramenko foi prata, Oleksandr Okipniuk ficou em 9º.
