Parceria com projeto Bola Dentro reforça compromisso do São Paulo Open com iniciativas sociais

Transformar vidas de crianças, adolescentes e muitas vezes até de famílias inteiras através da prática do tênis. Este é o mantra do Projeto Bola Dentro, organizado pela ONG Bola Dentro, que já atendeu mais de 5 mil jovens em 20 anos, e é apoiado pelo São Paulo Open, torneio WTA 250 que marca o retorno à maior cidade das Américas após 25 anos. Comandado pelo professor de tênis Agostinho Carvalho, supervisor do projeto, o Bola Dentro começou em junho de 2005, nas quadras de tênis do Parque Villa Lobos, localizado na Zona Oeste de São Paulo - local que será palco do SP Open 2025 entre os dias 6 e 14 de setembro de 2025. O projeto tem duas unidades: a do Parque Villa Lobos e a de Carapicuíba, localizada no Parque Gabriel Chucre. Mais de 5 mil jovens de 7 a 18 anos foram atendidos nas duas décadas de existência do Bola Dentro. Com o intuito de promover a socialização, incentivar a escolarização e a capacitação dos jovens de ambos os gêneros através da prática do tênis, o Projeto Bola Dentro cria oportunidades de formação profissional em várias áreas do esporte, tais como: juízes (de linha e cadeira), rebatedores e boleiros, professores (e auxiliares de professores) e encordoadores. “Aqui é uma abertura de portas para muitos garotos. Eles vêm pra cá sem perspectiva de vida nenhuma, mal estudam. Aqui a gente começa a motivar a ida à escola, cobra uma declaração de presença e boletim da escola, isso faz …

Transformar vidas de crianças, adolescentes e muitas vezes até de famílias inteiras através da prática do tênis. Este é o mantra do Projeto Bola Dentro, organizado pela ONG Bola Dentro, que já atendeu mais de 5 mil jovens em 20 anos, e é apoiado pelo São Paulo Open, torneio WTA 250 que marca o retorno à maior cidade das Américas após 25 anos.

Comandado pelo professor de tênis Agostinho Carvalho, supervisor do projeto, o Bola Dentro começou em junho de 2005, nas quadras de tênis do Parque Villa Lobos, localizado na Zona Oeste de São Paulo – local que será palco do SP Open 2025 entre os dias 6 e 14 de setembro de 2025.

O projeto tem duas unidades: a do Parque Villa Lobos e a de Carapicuíba, localizada no Parque Gabriel Chucre. Mais de 5 mil jovens de 7 a 18 anos foram atendidos nas duas décadas de existência do Bola Dentro.

Com o intuito de promover a socialização, incentivar a escolarização e a capacitação dos jovens de ambos os gêneros através da prática do tênis, o Projeto Bola Dentro cria oportunidades de formação profissional em várias áreas do esporte, tais como: juízes (de linha e cadeira), rebatedores e boleiros, professores (e auxiliares de professores) e encordoadores.

“Aqui é uma abertura de portas para muitos garotos. Eles vêm pra cá sem perspectiva de vida nenhuma, mal estudam. Aqui a gente começa a motivar a ida à escola, cobra uma declaração de presença e boletim da escola, isso faz com que eles mudem de atitude, e vai transformando a vida deles. Eles aprendem a jogar e eu consigo emprego para eles. Tenho lista de espera de pessoas pedindo gente daqui para trabalhar”, contou Agostinho Carvalho.

Miguel Ângelo entrou no Projeto Bola Dentro aos 12 anos. Agora com 25, foi por lá que ele virou professor de tênis em uma academia na Califórnia (Estados Unidos). Ele considera que o projeto mudou a sua vida.

“A gente que foi do projeto é para sempre”, disse o professor. “Se não tivesse sido isso, eu não sei o que eu poderia estar fazendo hoje em dia…professor de tênis é a minha profissão e eu acredito que vai ser para sempre. Tentei fazer outras coisas, mas sempre voltei pro tênis. O projeto me deu oportunidade de perceber que minha vida é o tênis”.

Projetos sociais do SP Open 250

A parceria com o Projeto Bola Dentro faz parte do programa de apoio a projetos sociais do SP Open 250. Veja as iniciativas que compõem o programa:

  • Programa de Ball Kids: treinamento e seleção de equipe montada com os participantes do projeto
  • Doação das bolinhas utilizadas no evento
  • Doação de raquetes: campanha de incentivo a doação de raquetes antigas por parte do público do evento
  • Convite para todos os participantes do projeto irem ao evento no primeiro dia de competição da chave principal
  • Doação de uniformes e tênis das outras quadras do evento

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *