Parceria entre CBAt e CPB será celebrada com o segundo Troféu Brasil consecutivo em São Paulo

Maior campeonato de clubes da América Latina será realizado na pista de excelência do Centro de Treinamento Paralimpico Brasileiro (CTPB), a partir de quinta-feira (31/7) e até domingo (3/8)

Foto: Wagner Carmo/CBAt
Foto: Wagner Carmo/CBAt

A parceria entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) terá mais um momento de festa e confraternização: o 44º Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa, que será realizado de quinta-feira a domingo (31 de julho a 3 de agosto) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo.

É a segunda vez consecutiva que a pista do CTPB recebe o maior campeonato de clubes da América Latina, na edição em que o Troféu Brasil completa 80 anos de existência. Provas paralímpicas fazem parte do programa, como em 2024. Na edição passada, Beth Gomes bateu o recorde mundial do lançamento do disco (18,45 m) da classe F53 (atletas que competem sentados) – pouco depois, ela se sagraria bicampeã paralímpica da prova nos Jogos de Paris.

“Tenho certeza que será um outro Troféu Brasil memorável, com exemplos de inclusão, cultura esportiva e do poder do esporte como ferramenta de inclusão e transformação social”, afirma Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, em reconhecimento à acolhida do CPB por meio de seu presidente, José Antônio Freire, e do vice-presidente Yohansson Nascimento.

A parceria CBAt/CPB começou em 2018, quando as entidades passaram a organizar o Desafio CBAt/CPB, sob a hashtag #somosatletismo. A competição tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros, com e sem deficiência. Em 2025, foram realizadas oito etapas, em vários Estados do país, incluindo São Paulo.

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, inaugurado em 2016, é uma instalação esportiva de excelência. Administrado pelo CPB, foi concebido para ser a casa do esporte paralímpico nacional e impulsionar o paradesporto: no espaço, treinam e competem campeões mundiais e paralímpicos de 20 modalidades esportivas. O CTPB tem instalações esportivas indoor e outdoor, alojamento, refeitório, lavanderia e toda a área administrativa, com salas, auditórios e espaços de apoio.

 A pista de atletismo do CTPB é nivel 1 da World Athletics e é citada no Guiness Book pelo recorde mundial do velocista paraibano Petrúcio Ferreira nos 100 m T47 (amputados de braço), com 10.29, registro de maio de 2022. Além disso, conta com pista de aquecimento e arquibancada coberta, o que proporciona maior conforto para o público que poderá acompanhar o Troféu Brasil – a entrada é gratuita. 

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *