Na estreia da disputa feminina de hóquei, tivemos vitórias confortáveis de Suécia, Itália e Estados Unidos, além do adiamento da partida entre Finlândia e Canadá
Na estreia da disputa feminina de hóquei, tivemos vitórias confortáveis de Suécia, Itália e Estados Unidos, além do adiamento da partida entre Finlândia e Canadá

O dia inaugural do hóquei no gelo em Milão-Cortina 2026 contou com partidas movimentadas e o adiamento de um dos confrontos. A quinta-feira (05) começou com goleada da Suécia sobre a Alemanha por 4 a 1, enquanto Itália também anotou 4 a 1 sobre a França e os Estados Unidos bateram a Tchéquia por 5 a 1.
O duelo entre Finlândia e Canadá, pelo Grupo A, teve que ser adiado devido a um surto de Norovírus no delegação finlandesa, com a partida sendo remarcada para acontecer uma semana depois, às 09h20 (horário de Brasília) da quinta-feira, 12 de fevereiro, na Milano Rho Arena, em Milão.
Surte +: Saiba mais sobre o adiamento da partida entre Finlândia e Canadá por surto de Norovírus
Os torneios de hóquei no gelo feminino, terão 10 seleções divididas em dois grupos nestes Jogos. O grupo A tem as cinco melhores equipes do ranking mundial e todas elas avançam para as quartas de final, com a primeira fase servindo apenas para definir o chaveamento. Já no grupo B, apenas as três primeiras equipes passam para o mata-mata, tendo duas seleções eliminadas na primeira fase.
Pelo Grupo B, o esperado duelo entre a anfitriã Itália e a França, começou com as francesas abrindo o placar e terminou com domínio absoluto das italianas, que viraram a partida e venceram por 4 a 1, fazendo a festa da torcida presente na Arena Santagiulia, em Milão. Tutino, Roccella, Fantin e Della Rovere marcaram para as italianas, com De Serres descontando para as francesas.
Mais tarde, em partida válida pelo Grupo A, Estados Unidos e Tchéquia se enfrentaram, com as norte-americanas dominando amplamente o confronto, chegando a ter 3 a 0 no placar e fechando a partida em 5 a 1. Os gols dos Estados Unidos foram anotados por Scamurra (2), Carpenter, Dunne, e Knight, enquanto Jurickova marcou o gol de honra das tchecas.
Antes disso, na manhã desta quinta, na partida inaugural válida pelo Grupo B, Alemanha e Suécia fizeram um jogo que começou equilibrado, mas foi desenvolvendo a favor das suecas, terminando em 4 a 1 para a equipe de amarelo e azul (veja como foi).
