Pedro Henrique brilha e Brasil conquista cinco medalhas no 1º dia do Pan sub-20 de wrestling

Delegação brasileira brilhou na abertura da competição e já assegurou três lugares no pódio da disputa em Lima, com destaque para o ouro de Pedro Rodrigues

Imagem com destaque para Pedro Henrique
Pedro Henrique. - Divulgação CBW

Começou nesta quinta-feira (10), o Campeonato Pan-americano sub-20 de wrestling. A competição que está sendo realizada em Lima, no Peru, conta com a presença de 21 atletas representando o Brasil nas disputas por medalhas, que seguem até o sábado (12). No primeiro dia, voltado para as lutas greco-romanas, a delegação brasileira conquistou cinco medalhas, com destaque para o ouro de Pedro Henrique na categoria 60kg. 

Em um dia reservado para as disputas do estilo greco-romano, o Brasil esteve presente em oito categorias e conquistou medalhas em cinco delas, incluindo o ouro de Pedro Henrique, conhecido entre os wrestlers como “Pelezinho”. Tivemos ainda as pratas de Yuri Landim e de Lucas Emanuel, e os bronzes de Kauan Luiz e João Victor Diniz.

Pedro Henrique representou o Brasil na categoria até 60kg e também fez bonito. O brasileiro venceu seus três combates classificatórios por superioridade e avançou com a melhor campanha de seu grupo. Na semifinal, Pedro superou o mexicano Daniel Pimentel novamente por superioridade e garantiu vaga na final. Na disputa pelo ouro, o brasileiro superou o chileno Augusto Vargas, mais uma vez por superioridade, e assegurou o primeiro ouro brasileiro no Pan Sub-20.

Na categoria 55kg, Yuri Landim estreou nas quartas de finais vencendo o panamenho José Gonzalez por superioridade. Na sequência, o brasileiro teve uma luta complicada contra Moises Peralta, do Equador, e saiu vencedor por pontos (6-3) e avançou para a final. Na decisão da categoria, Yuri encarou o peruano Abel Sanchez e acabou perdendo por superioridade, ficando com a prata.

Na categoria 67kg, Lucas Emanuel avançou após vencer um combate e perder o outro na primeira fase. Na semifinal, o brasileiro fez grande combate e por superioridade venceu o mexicano Abisai Camacho, se garantindo na decisão. Na final, o adversário foi Pierson Manville, dos Estados Unidos, que imobilizou o brasileiro e venceu por encostamento, com Lucas ficando assim com a medalha de prata.

Kauan Luiz, na categoria 87kg, também foi derrotado nas semifinais do Pan. O brasileiro havia avançado de fase após uma vitória e uma derrota em seu grupo e acabou superado por Nicholas Nosler, dos Estados Unidos, por 5-0 em pontos. Na disputa do bronze, Kauan encarou o porto-riquenho Christopher Sanchez e após sair perdendo, conseguiu uma grande virada para conquistar a sua medalha e um lugar no pódio em Lima.

Fechando a sequência de medalhas brasileiras no primeiro dia do Pan, na categoria 130kg conquistamos mais um bronze com João Victor Diniz. Também disputada em sistema de round-robin, a categoria do brasileiro contou com João vencendo duas lutas e perdendo outras duas, sendo o suficiente para assegurar a sua terceira colocação na competição e assegurar mais um lugar no pódio para o Brasil.

Jonata da Silva representou o Brasil na disputa da categoria 77kg e esteve perto da medalha. Após vencer as quartas de finais por superioridade, o brasileiro foi superado nas semifinais pelo colombiano Alonso Parra, também por superioridade, e foi para a disputa do bronze. Na luta pela medalha, Jonata encarou o peruano Dario Castillho e após sofrer um encostamento acabou ficando fora do pódio.

A categoria 97kg teve a presença do brasileiro Kaio Henrique e foi disputada em round-robin, ou seja, todos contra todos. Com uma vitória e três derrotas, o brasileiro acabou ficando fora do pódio da categoria. O Brasil também teve representante nas disputas da categoria 72kg. O wrestler Enzo Pegorette subiu ao tapete por duas vezes mas acabou superado em ambas disputas e se despediu da competição sem um lugar na disputa por medalhas.

As disputas seguem amanhã, com a delegação brasileira ainda com vários representantes, competindo no estilo livre masculino e também nos estilo livre feminino e a expectativa é por novas conquistas.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *