Duas arenas a serem usadas nos Jogos já tem naming rights
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Los Angeles venderão os naming rights de algumas de suas sedes, em acordos que devem arrecadar milhões de dólares para os Jogos de 2028, ao mesmo tempo em que rompem com a política há muito tempo sacrossanta do Comitê Olímpico Internacional de manter marcas fora de suas arenas e estádios.
O comitê organizador anunciou o acordo histórico na quinta-feira, afirmando que os contratos já estavam em vigor com dois de seus parceiros fundadores — a Honda, que já detém os direitos de nomeação para a arena em Anaheim que sediará o vôlei, e a Comcast, que terá seu nome na sede temporária de squash.
O presidente e CEO da LA28, Casey Wasserman, afirmou que a receita com os acordos ultrapassa o orçamento atual de US$ 6,9 bilhões de Los Angeles.
Ele descreveu o acordo como o tipo de acordo que muda o paradigma e que Los Angeles precisa mais do que outras cidades-sede, porque, como é típico das Olimpíadas sediadas nos Estados Unidos, o custo principal desses jogos não é financiado pelo governo.
“Somos uma empresa privada responsável pela realização destes Jogos”, disse Wasserman em entrevista à agência Associated Press. “É meu trabalho pressionar. Isso não significa que vamos vencer sempre que pressionarmos, mas é nosso trabalho pressionar sempre, porque nosso contexto é bastante singular.”
Wasserman disse que também dedicou um tempo para explicar aos membros do COI como os nomes de arenas e estádios fazem parte do léxico esportivo americano.
“As pessoas conhecem ‘Crypto’ como ‘Crypto’, não como ‘a arena de ginástica do centro'”, disse Wasserman sobre a casa dos Lakers, a Crypto.com Arena, que sediará a ginástica e o boxe em 2028.
Direitos para até 19 instalações temporárias podem estar disponíveis. Os maiores patrocinadores do COI, chamados de patrocinadores TOP, terão a primeira chance de participar dos acordos. Wasserman disse que nenhum local será renomeado — então, por exemplo, se os organizadores não chegarem a um acordo com a SoFi (cerimônias de abertura e encerramento, natação) ou a Intuit (basquete), nenhum outro patrocinador poderá colocar seu nome na arena.
Não estão incluídos neste novo acordo o LA Memorial Coliseum, o Rose Bowl e o Dodger Stadium, alguns dos locais mais icônicos da cidade que sediou as Olimpíadas de 1932 e 1984. Os organizadores disseram que as regras do COI que proíbem publicidade no campo de jogo ainda serão aplicadas.
