Omira Estácia foi a melhor na chave feminina com queda nas quartas de final
O canoísta Pepê Gonçalves foi o melhor brasileiro no caiaque cross da Copa do Mundo de canoagem slalom, em Liubliana, na Eslovênia, com queda na semifinal como terceiro colocado na bateria 1. Omira Estácia, Ana Sátila, Mathieu Desnos e Kauã da Silva também competiram neste domingo (31) sem grandes avanços.
A prova de caiaque cross é a especialidade de Pepê Gonçalves e o brasileiro mostrou ser um dos melhores ao finalizar a campanha em Liubliana com o sexto lugar. O brasileiro, 61º no contrarrelógio do caiaque na sexta (29), iniciou o cross neste domingo com a 20ª posição na tomada de tempo (TT) individual, em seguida ganhou a bateria preliminar e o heat de quartas de final. Na semifinal, Gonçalves foi terceiro após sofrer penalização por perder o primeiro portão e fechou o dia no top-6.
Entre as mulheres, Omira Estácia superou a irmã olímpica Ana Sátila e foi a melhor brasileira com queda nas quartas de final. Estácia foi a 14ª no TT classificatório, liderou a bateria preliminar e foi a última nas quartas. O dia foi diferente para Ana, a mineira foi a 4ª mais rápida no TT e caiu logo na primeira rodada de disputas diretas ao ser a última na bateria 4.
Nas provas de contrarrelógio, Omira somou 22º e 25º lugares no caiaque e canoa, já Ana foi 13ª e 4ª, em provas realizadas sexta e sábado, respectivamente. Dois canoístas brasileiros caíram ainda nas tomadas de tempo do cross, Kauã da Silva foi o 43º melhor e Mathieu, 54º. Nos últimos dias, Kauã foi o 19º no contrarrelógio da canoa e Desnos foi o 26º no caiaque.
