Modalidade é considerada porta de entrada para os esportes de inverno
Modalidade é considerada porta de entrada para os esportes de inverno

A Patinação artística tem um lugar cativo no coração dos brasileiros. É o que diz a pesquisa organizada pelo YouGov, multinacional de pesquisa de consumo online, que perguntou sobre qual esporte de inverno preferido dos mais de 21 mil entrevistados.
A patinação artística é a principal porta de entrada para o público brasileiro, liderando entre as modalidades mais acompanhadas (21%), seguida por patinação de velocidade (11%), salto de esqui (10%), snowboard (9%) e hóquei no gelo (9%).
“Para o mercado, esses dados indicam um terreno fértil para estratégias focadas em esportes com alto apelo visual, narrativa forte e formatos de conteúdo que ajudem a contextualizar as competições para o público brasileiro”, afirma David Eastman, diretor geral da YouGov para a América Latina.
Mas os esportes de inverno ainda atraem pouca atenção dos brasileiros. 61% dos entrevistados afirmaram que tem pouco ou nenhum interesse nas olimpíadas de inverno, 25% curtem moderadamente e apenas 14% afirmaram que se interessam muito pela competição.
E dentre os que disseram que se interessam de forma intensa dos Jogos, 39% são da região sudeste e 28% do nordeste. A região sul, a mais fria do país, tem apenas 17% dos interessados dos Jogos de inverno.
“Os Jogos de Inverno representam uma audiência menor em volume, mas altamente qualificada. Para marcas e plataformas, trata-se de uma oportunidade de crescimento por nicho, que pode ser ampliada por meio de iniciativas educacionais, parcerias com influenciadores, cobertura multiplataforma e storytelling adaptado ao contexto brasileiro”, completa Eastman.
