Noite de NBB teve cinco partidas, com destaque para o Pinheiros, novo líder da competição e para vitória do Cruzeiro sobre Botafogo na luta contra o rebaixamento
Na noite desta terça-feira (16) cinco partidas foram realizadas pelo Novo Basquete Brasil, o NBB. O destaque ficou para a vitória do Pinheiros sobre a Unifacisa por 89-79, que levou a equipe paulista a liderança da competição. Tivemos ainda a vitória do Cruzeiro sobre o Botafogo por 89-65 em confronto direto para fugir da zona de rebaixamento. Caxias, Brasília e União Corinthians também venceram.
Após um início de partida ruim, o Pinheiros conseguiu reagir e superou a Unifacisa por 89 a 79, na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB). O segundo tempo de alto nível, principalmente o último período, quando anotou 33 pontos, levaram os pinheirenses a sua oitava vitória consecutiva e a assumir a liderança do NBB, igualando o desempenho de Flamengo e Minas Tênis Clube, com 12 vitórias e duas derrotas, levando a melhor no desempate, já que venceu os dois concorrentes diretos. A Unifacisa está em 11º lugar.
Após um primeiro tempo equilibrado, com leve vantagem da equipe paraibana, o Pinheiros elevou o volume ofensivo, encontrou melhores soluções no ataque e assumiu o controle do placar na parcial final, construindo a virada com maturidade e consistência coletiva para confirmar mais um resultado positivo. David Sloan foi o cestinha da partida com 20 pontos anotados. Cauã Pacheco, que registrou 15 pontos e cinco assistências, também se destacou pelos paulistas. Pela Unifacisa, Melvin anotou 19 pontos e foi o melhor do seu time.
Em Belo Horizonte, no Ginásio Dona Salomé, vitória do Cruzeiro sobre o Botafogo por 89-65 com um quarto final especial para os mineiros. A equipe cruzeirense teve um início um pouco melhor, mas na reta final do primeiro quarto, o time carioca, passou a frente e fechou em 19 a 18. No início do segundo quarto, o Botafogo chegou a ter seis pontos de frente, até que o estreante Túlio da Silva chamou a responsabilidade e conduziu a virada cruzeirense, chegando ao intervalo com 40-37 para os mineiros.

A partir do terceiro quarto, o Cruzeiro não deu mais chances aos botafoguenses, ampliando seu volume no ataque e se defendendo bem. Os mineiros abriram vantagem no terceiro quarto e não deram chances de reação ao Botafogo, fechando o jogo em mais de vinte pontos de frente. O destaque ficou para o duplo-duplo anotado por Túlio da Silva em seu jogo de estreia com a camisa cruzeirense, com 19 pontos e 11 rebotes, além de 5 assistências. Emanuel foi o melhor do Botafogo, com 13 pontos. Cruzeiro é o 15º e o Botafogo é o 19º lugar.
Em duelo direto por uma vaga na Copa Super 8, o Brasília reencontrou o caminho da vitória no ao superar o Mogi Basquete por 68 a 57, em um jogo de várias trocas na liderança do placar. O duelo foi disputado no ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo e terminou com duplo-duplo do pivô Brunão (19 pontos e 15 rebotes) e do ala-pivô Paulichi (19 pontos e 10 rebotes), ambos do Brasília. A equipe da capital federal foi ao 5º lugar, enquanto o Mogi segue em 7º.
As duas equipes do Rio Grande do Sul tiveram jogos fora de casa e conseguiram conquistar bons resultados. O Caxias encarou o São José, no interior paulista, e venceu por 74 a 61, em grande partida de Augusto, que anotou 18 e foi decisivo na vitória caxiense. O Caxias agora é o 13º colocado e o São José o 8º.
Já o União Corinthians, foi até o Rio de Janeiro e bateu o Vasco da Gama por 85-78, aproveitando os 31 pontos de Barnes e duplo-duplo de Devon Scott (11 pontos e 10 rebotes). O Vasco segue na lanterna da competição, enquanto o União Corinthians é o 12º colocado.











