Os quatro primeiros colocados do NBB venceram no encerramento do primeiro turno e G-4 segue inalterado, com Pinheiros na frente nos critérios de desempate
Os quatro primeiros colocados do NBB venceram no encerramento do primeiro turno e G-4 segue inalterado, com Pinheiros na frente nos critérios de desempate

O fechamento do primeiro turno do NBB contou com os quatro primeiros colocados em quadra e saindo vitoriosos. Nesta segunda (29), as equipes que lideram a competição venceram seus confrontos e o G-4 seguiu inalterado. Pinheiros bateu o Pato Basquete e segue líder nos critérios de desempate, Flamengo venceu o clássico contra o Botafogo e é o vice-líder, o Minas ganhou da Unifacisa na prorrogação para seguir como o terceiro e o Franca bateu o Rio Claro e é o 4º colocado.
O Pinheiros foi até Pato Branco, no Paraná, para vencer o time da casa por 94-67 e fechar o primeiro turno do NBB no topo da tabela. A grande surpresa da competição fez mais uma vítima de seu jogo intenso do início ao fim, com muita velocidade nas ações ofensivas e agressividade sem a posse de bola, dominando totalmente o duelo desde o primeiro quarto. Mais uma vez o jogo coletivo foi destaque, com seis jogadores pontuando acima de dez pontos. O Pato Basquete, que está na 15ª colocação, teve o cestinha da partida, Thompson, com 20 acertos.
O Flamengo teve um clássico contra o Botafogo nesta noite, e, depois de perder o primeiro quarto por 21-16, reagiu e dominou o confronto, terminando a partida com mais cem pontos anotados e 30 pontos de vantagem, 104 a 71. Os rubro-negros também tem 17 vitórias nas 19 partidas disputadas, mas segue como o vice-líder por ter sido derrotado pelo Pinheiros no enfrentamento direto. Negrete mais uma vez foi o destaque flamenguista e terminou como o cestinha da partida, com 19 acertos. O Botafogo é o vice lanterna.
O Minas Tênis Clube precisou da prorrogação para vencer o duelo contra a Unifacisa, na Paraíba. Os minastenistas seguem na terceira posição do NBB após anotar 107 a 102 contra a equipe paraibana, que empatou nos segundos finais do tempo regulamentar, mas não resistiu ao jogo dos mineiros. Mais uma vez, brilhou a estrela de Jordan Williams que anotou 28 pontos e foi o cestinha da partida, que teve ainda duplo-duplo de Paranhos e McCree. João Paulo, pela Unifacisa, também anotou um duplo-duplo, com o time da Paraíba terminando o primeiro turno em 11º lugar.
Fechando o G-4, com a mesma campanha do Minas, está o tetracampeão Sesi Franca. Jogando no ginásio Pedrocão, os francanos fizeram o dever de casa e superaram o Rio Claro por 82-74, depois de abrir grande vantagem nos dois primeiros quartos e apenas administrar a sequência da partida. Esta foi a 16ª vitória do Franca em 19 partidas, e teve Georginho como melhor do time com 21 pontos anotados. O cestinha da partida foi Vitor, do Rio Claro, com 28 pontos. Os rio-clarenses estão na 17ª posição.
