Ben O’Connor venceu prova com atuação dominante
O Tour de France se aproxima do final com ampla vantagem do esloveno Tadej Pogacar (UAE) na liderança, o campeão mundial abriu mais 9s do dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma), nesta quinta-feira (24), e chegou a 04′ 26” de sobra. A 18ª etapa, realizada no trecho de 171.5 km entre Vif e Courchevel de La Loze, foi vencida pelo australiano Ben O’Connor (Jayco) após 05h 03′ 47”.
A liderança de Tadej Pogacar no Tour de France foi estendida para 04′ 26” sobre Vingegaard, nesta quinta, com ótimo final de prova na desafiadora montanha de Courchevel de La Loze feito pelo camisa amarela. Tadej ficou na roda de Jonas durante toda a etapa, como nos dias anteriores, Vingegaard buscou fuga no final da prova e foi acompanhado por Pogacar.
O esloveno esperou a hora certa, ultrapassou o cansado rival e fechou a prova na segunda colocação com vantagem de 9s para Jonas. Pogacar mostra cansaço após 2 semanas e meia de Tour, mas Jonas não consegue acompanhar o ritmo quando o esloveno acelera em montanhas, assim a vitória geral vai ficando cada vez mais perto do líder. Além da classificação geral, Tadej também lidera entre os escaladores (camisa de bolinhas) com 105 pontos.
Logo atrás, Jonas ultrapassou o francês Lenny Martinez (Bahrain), penalizado com oito pontos por ajuda ilegal do carro de apoio, e chegou a 89 pontos. Na classificação de melhores pontuadores (camisa verde), o italiano Jonathan Milan lidera de forma isolada com 332 pontos, mesmo com punição de 10 pontos atribuída. O segundo lugar é Pogacar, com 257.
A vitória desta quinta-feira foi de Ben O’Connor, o atleta da Jayco ficou solo com 16 km para o fim da etapa e sustentou a aproximação do grupo Pogacar-Vingegaard. Ben tinha como melhor resultado o 4º lugar no 10º estágio e retorna ao top-10 geral com a vitória nos Alpes franceses.
