País quer ser o primeiro do Oriente Médio a receber o evento.
O Qatar anunciou nesta terça (22), que irá se candidatar oficialmente para ser sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036. O anúncio foi feito pelo Emir Mohammed Bin Abdulrahman Bin Jassim Bin Jaber Althan, que também é o primeiro ministro do país.
O pequeno país do Oriente Médio, rico em petróleo, vem se posicionando cada vez mais como um lugar para sediar grandes eventos, desde o Mundial masculino de handebol em 2015, passando pelo Mundial de Clubes da FIFA em 2019, até a Copa do Mundo FIFA de 2022, além do Mundial de Esportes Aquáticos em 2024. O país ainda sedia um Grande Prêmio de Formula 1 e de MotoGP. Eles ainda serão sede dos Jogos Asiáticos de 2030.
Embora normalmente sejam cidades que se candidatam, no caso, não é Doha quem está pleiteando ser sede e sim, o país. O Qatar tem como concorrentes: Santiago (Chile), Ahmedabad (Índia), Istanbul (Turquia) e Nusantara (Indonésia). Todas essas cidades já com candidaturas confirmadas.
A Presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Kristen Coventry, disse em março deste ano que pretendia buscar novas regiões para sediar os Jogos e nunca uma edição olímpica foi realizada no Oriente Médio. Porém já teve uma Paralimpíada na região, quando Tel Aviv (Israel) recebeu os Jogos em 1968.
O Comitê Olímpico do Qatar usa como trunfo, 95% das possíveis instalações já estarem prontas.
Nossa participação no diálogo contínuo sobre a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2036 reflete uma visão nacional que vê o esporte como um motor de desenvolvimento e uma plataforma para promover o entendimento mútuo e a paz entre as nações.
Fizemos do esporte um pilar central da nossa estratégia nacional e, hoje, aspiramos a elevar esse papel regional e globalmente, apresentando um novo modelo — um que reflita a diversidade da nossa região e celebre seu autêntico valor humano.
O Qatar sofreu com diversas acusações de trabalho escravo nas obras relacionadas a Copa do Mundo de 2022, além de proibir manifestações principalmente contra a homofobia, já que a união homoafetiva não é permitida no país.
Por enquanto, o COI não tem data definida para definir a sede de 2036. A próxima edição é Los Angeles 2028 e depois, a cidade australiana de Brisbane receberá os Jogos de 2032.
