Rafaela Silva deixa o Flamengo e retorna ao Instituto Reação

Campeã olímpica e mundial retorna a equipe que a revelou para o judô

Divulgação
Divulgação

Rafaela Silva está voltando para casa. Depois de cinco anos competindo pelo C.R. Flamengo, a judoca, campeã olímpica e bicampeã mundial, anunciou nesta segunda-feira(26) que vai voltar a vestir o quimono do Instituto Reação, equipe que defendeu por quase 20 anos. A mudança não foi decisão da diretoria do Flamengo, mas porque Rafaela voltar à equipe que a revelou em uma ‘decisão tomada com o coração’, e marca seu retorno para um projeto que vai muito além da preparação no ciclo olímpico para os Jogos Los Angeles-2028.

“Foi uma decisão tomada com o coração. Estou feliz em voltar a lutar pelo Reação, lugar onde me apaixonei pelo judô, onde me formei como atleta e aprendi os valores que me acompanham até hoje dentro e fora dos tatames. Mas nada disso seria possível sem o apoio que recebi do Flamengo. Quero agradecer a todos por abrirem as portas do clube para mim em um momento difícil da minha vida. Foi essa oportunidade que me permitiu seguir fazendo o que mais amo na vida, que é lutar judô. Serei eternamente grata” afirmou Rafaela.

“Esse ano vamos inaugurar a nova sede na Rocinha e a volta da Rafaela tem um simbolismo enorme. E mais ainda pelo fato da treinadora principal no feminino ser nossa primeira campeã pan-americana, Raquel, irmã da Rafa. Junto com nosso time técnico é ela que vai liderar essa jornada rumo a uma terceira medalha olímpica” – frisou o ex-judoca Flávio Canto, fundador do Instituto.

Rafaela chegou ao Flamengo em 2021 e, pelo clube da Gávea, colecionou títulos e medalhas, com destaque para o ouro no Pan de 2023 – quando se tornou a primeira judoca brasileira a conquistar ouro em Jogos Pan-Americanos, Mundiais e Olimpíadas -, o bicampeonato mundial (Tashkent 2022) e o bronze olímpico por equipes em Paris-2024, vencendo a luta que deu a vitória à equipe brasileira sobre a Itália. Feitos alcançados enquanto atleta rubro-negra.

“Sem o apoio, sem a estrutura que me proporcionaram e, principalmente, sem o carinho, o respeito e a confiança de todos no Flamengo, eu não teria conquistado todos esses títulos. Foram anos muito felizes que nunca vou me esquecer” frisou.

O Flamengo vai manter sua equipe de judô e anunciou duas contratações para a temporada 2026: Gabriella Ferreira e Rodrigo Abner. Marcelo Fronckowiak, Karol Gimenes e Giovana Santos continuam no rubro-negro.

Próximas competições de Rafaela

Rafaela está na Europa onde vai participar de um Treinamento de Campo com a Seleção Brasileira até o dia 4, em Colônia (Alemanha) e, na sequência, volta à Arena Bercy, palco do bronze olímpico por equipes, para a disputa do Grand Slam de Paris (7 e 8 de fevereiro). Em seu retorno ao Brasil, será apresentada oficialmente no núcleo Rocinha do Instituto Reação.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *