RAI pede desculpa por gafe sobre Israel na transmissão do 4-man do bobsled em Milão Cortina

Paolo Petrecca renunciou ao cargo de chefe da divisão de esportes da RAI por gafes na cerimônia de abertura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A emissora estatal italiana RAI foi obrigada a pedir desculpas à comunidade judaica no sábado, após um comentário feito fora do ar, aconselhando seus produtores a “evitarem” a equipe israelense, ter sido transmitido antes da cobertura da prova de bobsled de quatro homens nos Jogos Olímpicos de Inverno.

O chefe da divisão de esportes da RAI já havia renunciado no início da semana, após seus comentários repletos de erros na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina 2026, duas semanas antes, terem desencadeado uma revolta entre seus jornalistas.

No sábado, os telespectadores ouviram “Vamos evitar a equipe número 21, que é a israelense” e, em seguida, “não, porque…”, antes do som ser cortado.

“Condeno veementemente as declarações feitas hoje por um jornalista da RAI a respeito da delegação israelense de bobsled nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026”, disse Jonathan Peled, embaixador de Israel, nas redes sociais.

“O chefe da divisão de esportes da RAI já havia renunciado no início da semana, após seus comentários repletos de erros na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, duas semanas antes, terem provocado uma revolta entre seus jornalistas. “Não deve haver espaço no esporte para incitação ao ódio, discriminação com base em crenças nacionais, culturais ou religiosas, e qualquer retórica ofensiva.

“Estamos confiantes de que a direção da RAI tomará todas as medidas necessárias para garantir que incidentes semelhantes não se repitam”, disse ele.

O CEO da RAI, Giampaolo Rossi, afirmou que o incidente representou uma violação “grave” dos princípios de imparcialidade, respeito e inclusão que devem guiar a emissora pública.

Ele acrescentou que a RAI abriu um inquérito interno para determinar rapidamente qualquer responsabilidade e os possíveis procedimentos disciplinares.

Em um comunicado separado, o conselho de administração da RAI condenou a declaração como “inaceitável”. O conselho pediu desculpas à comunidade judaica, aos atletas envolvidos e a todos os telespectadores que se sentiram ofendidos.

A RAI é a maior organização de mídia do país e opera serviços nacionais de televisão, rádio e notícias digitais.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *