Competição nacional faz parte da preparação do lançador para o Mundial do Japão, em setembro, principal objetivo da temporada; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Luiz Maurício da Silva (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG) disputa o 44º Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa em meio a sua preparação para o Mundial do Japão, em setembro. Por isso, o recordista brasileiro e sul-americano do lançamento do dardo não projeta marcas, mas quer “aproveitar a atmosfera” do principal campeonato interclubes da América do Sul.
A competição será novamente realizada em São Paulo, de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), com entrada gratuita e transmissão pela TV Atletismo Brasil e Canal Olímpico.
“Meu principal objetivo é competir e aproveitar toda a atmosfera, essa magnitude, que o Troféu Brasil tem, para continuar minha preparação rumo ao Mundial”, disse o juiz-forano Luiz Maurício, de 25 anos. “Estamos em um nível de treinamento um pouco puxado agora, para soltar nos próximos meses. Então não será fácil fazer um bom resultado, mas a minha entrega será de 100%. Vou buscar o melhor resultado dentro das possibilidades deste momento. Estou motivado, feliz e ansioso de fazer parte dessa edição de 2025”, completou.
O Troféu Brasil de 2024, que também foi disputado na pista do CTPB, foi muito especial para o lançador. Luiz Maurício foi campeão com índice olímpico e recorde sul-americano da prova, com a marca de 85,57 m, ultrapassando, pela primeira vez, a marca dos 85 metros. Nos Jogos Olímpicos de Paris, o atleta mineiro conseguiu mais um feito: bateu novamente o recorde sul-americano (85,91 m) e colocou o Brasil em uma final olímpica da prova após 92 anos – ele terminou os Jogos na 11ª posição.
Na temporada de 2025, Luiz já melhorou o recorde sul-americano outras duas vezes, e está cada vez mais perto da marca dos 87 metros. Em 31 de maio, venceu o Kip Keino Classic, em Nairóbi (Quênia), com um lançamento de 86,34 m. Em junho, fez sua estreia na Liga Diamante, o principal circuito de provas da World Athletics, em grande estilo: Luiz bateu o recorde sul-americano pela quarta vez na carreira, com a marca de 86,62 m, e ficou em terceiro lugar no Meeting de Paris.
“Estamos muito felizes com tudo o que tem acontecido esse ano. Estamos nos preparando para o Mundial e a preparação do Luiz está muito boa”, avaliou o técnico Fernando Barbosa de Oliveira, que agradeceu o apoio da CBAt, do COB e da Comissão de Esportes do Exército – Luiz treina na Escola de Educação Física da força terrestre (EsEFEx), no Rio de Janeiro.
Após o Troféu Brasil, Luiz Maurício ainda disputa o GP Brasil de Atletismo, dia 24 de agosto, em Bragança Paulista, e depois segue para a aclimatação para o Mundial, que começa em 13 de setembro.
