O revezamento na Itália começará em Roma em 6 de dezembro
A tocha olímpica percorrerá 12.000 km (7.455 milhas) pela Itália nos dois meses que antecedem os Jogos Olímpicos de Inverno, em fevereiro, anunciaram os organizadores na segunda-feira (17).
O revezamento passará por pontos turísticos famosos, como o Coliseu, em Roma, e o Grande Canal, em Veneza, além de cidades do sul do país, como Palermo e Nápoles, para gerar entusiasmo em regiões onde os esportes de inverno não são tão populares.
Os Jogos serão co-organizados por Milão e pela estância de esqui de Cortina d’Ampezzo, nos Dolomitas, e acontecerão de 6 a 22 de fevereiro.
“Cada passo do revezamento por nossas cidades lembrará ao mundo o poder do esporte para construir pontes e derrubar barreiras”, disse Giovanni Malago, presidente da Fundação Milano Cortina 2026, acrescentando que a jornada celebrará “a essência da Itália”.
O revezamento da tocha começará em 26 de novembro, quando a chama será acesa em Olímpia, berço grego dos Jogos da Antiguidade.
A chama será entregue às autoridades italianas em Atenas no dia 4 de dezembro e iniciará sua jornada pela Itália, partindo de Roma dois dias depois. Passará o Natal em Nápoles, celebrará o Ano Novo na cidade de Bari, no sul do país, e chegará a Cortina no dia 26 de janeiro – exatamente 70 anos após a cerimônia de abertura dos Jogos de 1956.
A jornada terminará em Milão, com a entrada no estádio San Siro na noite de 6 de fevereiro.











