Evento recebeu mais de 410 mil pessoas durante 11 dias de programação com esporte, música e ativações de marca; Mesmo longe da capital, etapa faz sucesso e mobiliza milhares de pessoas
A etapa brasileira da WSL Championship Tour (CT), o VIVO Rio Pro 2025, vencida pelo americano Cole Houshmand e pela australiana Molly Picklum, encerrou sua janela de competição, em Saquarema, com um legado que vai muito além das ondas. A Praia de Itaúna recebeu mais de 410 mil pessoas, ao longo de 11 dias, com diversas ativações e programações envolvendo entretenimento, música, esporte, moda e interação com os milhares de pessoas no evento da WSL.
Além da programação oficial, a etapa funcionou, mais uma vez, como catalisador de uma verdadeira enxurrada de eventos paralelos que tomaram conta de Saquarema durante toda a semana. Festas, rodas culturais, ativações independentes e celebrações espontâneas se espalharam por diversos pontos da cidade, criando uma atmosfera vibrante.
Com opções de entretenimento em diferentes horários, incluindo atrações que iam madrugada adentro, a etapa, segundo a Prefeitura de Saquarema, se tornou o maior evento já recebido pela cidade, transformando em um polo de experiências 24 horas por dia, conectado a moradores, turistas, fãs do surfe e novos públicos.
“Mais do que uma etapa do circuito mundial, estamos falando de um evento de experiências. Pensamos em cada detalhe para que o público possa vivenciar o surfe de diferentes formas, com música, arte, cultura e convivência. Nosso objetivo é oferecer um ambiente completo, com várias opções de entretenimento que atendam todos os estilos e idades. A etapa se tornou um destino de lifestyle”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
A jornada começou oficialmente no dia 18 de junho, com uma coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes os atletas Tatiana Weston-Webb, Italo Ferreira e Luana Silva, além do presidente da WSL na América Latina, Ivan Martinho, e outros executivos da entidade e autoridades.
Já no dia 19, feriado de Corpus Christi, a abertura da janela foi marcada pelo Festival Sun, Sound & Soul, com shows de Filipe Ret, Toni Garrido, Gabi Melim e outras atrações. O festival foi também um gesto solidário: o ingresso simbólico de 1kg de alimento arrecadou toneladas doadas às ONGs Laces e Associação Pestalozzi de Saquarema.
O dia 21 de junho ficou marcado como o maior day off da história do surfe mundial, com mais de 11 horas de evento, entretenimento para a família toda e também pela apresentação aérea da Marinha do Brasil com dois caças AF-1 Falcão e um helicóptero Cougar sobrevoando a praia em frente de uma imensidão de pessoas presentes na Praia de Itaúna.
Mesmo em dias sem ondas, o público foi presenteado com ativações inéditas das marcas patrocinadoras, criando um novo conceito de entretenimento com a ausência de competição. No dia 28, reforçou essa proposta da organização através de uma transmissão inédita do jogo entre Palmeiras x Botafogo, válido pela Copa do Mundo de Clubes, transformando a praia em uma verdadeira fan fest. O dia também contou com a visita Zecaré, mascote da Confederação Brasileira de Vôlei, ao evento. Essa collab já tinha sido realizada com a presença da Saquá, a mascote da WSL, na etapa do Rio da Liga das Nações de vôlei.
“O VIVO Rio Pro representa o que há de mais moderno em integração entre esporte, lifestyle e entretenimento. Saquarema vive dias que entraram para a história do surfe mundial e do calendário esportivo brasileiro”, celebrou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
Patrocínios recordes e experiências únicas
O VIVO Rio Pro 2025 foi, segundo a própria organização, a etapa no Brasil é o evento com maior número de patrocínios e acordos comerciais da história da WSL. Estiveram presentes marcas como VIVO, Corona Cero, Red Bull, Banco do Brasil, Natura Kaiak, Riachuelo, Mãe Terra, Probiótica, Dr. Peanut, EY, YETI, True Surf, Surfline, Prefeitura de Saquarema e Governo do Rio de Janeiros, com apoio institucional de Apple, RIOgaleão, Mormaii E-Motors e mídia oficial do Grupo Globo e InterTV.
Muito além do surfe
Com uma estrutura digna de megafestival, o evento ofereceu praça de alimentação com food trucks e uma Vila dos Patrocinadores com experiências exclusivas, como aulas de yoga, clínica de altinha, parede de escalada, aulas de surfe, quiz ambiental, apresentações musicais, atrações culturais e até simuladores e brinquedos voltados para crianças.
Houve também um espaço dedicado à palestras e jogos de interatividade com os fãs. Uma das principais atrações foi uma quadra construída na Vila dos Patrocinadores, que faz parte do projeto “Nets For Change”, lançado em dezembro de 2024, uma parceria entre a WSL e a NBA Brasil, que tem o propósito visionário de reaproveitar redes de pesca subaquáticas que são reutilizadas para compor as cestas. Em collab, as duas das maiores ligas de esportes do mundo reforçaram o compromisso com a sustentabilidade.
