Rússia e Belarus liberados para competir como neutros em Milão Cortina 2026

Russos não competem desde de 2014 com sua bandeira

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Atletas de Rússia e Belarus poderão competir como atletas neutros e independentes, sem bandeira ou hino nacional, nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, informou o Comitê Olímpico Internacional (COI), mantendo as mesmas sanções dos Jogos Olímpicos de Verão de Paris do ano passado.

O COI suspendeu o Comitê Olímpico Russo em outubro de 2023 por reconhecer conselhos olímpicos regionais para as regiões ocupadas pela Rússia na Ucrânia, Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia, após a invasão russa da Ucrânia em 2022, alegando que a medida violava a Carta Olímpica.

“Também falamos sobre os Atletas Neutros Independentes (AINs). Isso não será novidade”, disse a presidente do COI, Kirsty Coventry, em entrevista coletiva. “O Conselho Executivo adotará exatamente a mesma abordagem que foi adotada em Paris (Olimpíadas de 2024). Nada mudou.”

Atletas russos e belarusianos que atingirem os tempos de classificação serão primeiro avaliados quanto a quaisquer vínculos com o exército russo ou apoio à guerra na Ucrânia, o que os excluirá.As equipes russas estão banidas dos Jogos. Belarus serviu de palco para a invasão da Ucrânia.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *