Rússia está suspensa dos Jogos Olímpicos por causa da Invasão a Ucrânia
A Federação Russa de Luge (FSSR) informou que entrará com uma ação judicial contra a decisão da entidade reguladora global do esporte de proibir atletas do país, mesmo neutros, de participar do processo classificatório para os Jogos Olímpicos de Inverno de2026, em Milão-Cortina d’Ampezzo.
A Federação Internacional de Luge (FIL) votou em seu congresso em Tampere, Finlândia, no mês passado, pela extensão da exclusão existente de atletas russos de suas competições. Também votou pela não autorização de um programa para atletas russos neutros.
A FSSR informou em um comunicado na segunda-feira que notificou a entidade reguladora de sua intenção de contestar a decisão em tribunais internacionais. A FSSR informou à agência de notícias russa TASS que recorrerá ao Tribunal Arbitral do Esporte.
“Defenderemos os direitos de nossos atletas de participar dos Jogos Olímpicos de 2026”, disse a presidente da FSSR, Natalia Gart.
A FIL afirmou que não poderia comentar o assunto.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou em maio que as equipes russas continuavam proibidas de participar dos Jogos do próximo ano como parte das sanções impostas após a invasão russa da Ucrânia em 2022.
Quatro patinadores artísticos russos, tanto no individual masculino quanto no feminino, foram aprovados pela União Internacional de Patinação para tentar se classificar para as Olimpíadas de 2026 como atletas neutros.
