Russos estão proibidos de competir por causa da Guerra na Ucrânia
A Federação Internacional de Luge (FIL) retirou a elegibilidade de três atletas russos que pretendiam competir em Lake Placid, Nova York, no próximo fim de semana, na esperança de se aproximarem da classificação para os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, anunciou a entidade nesta terça-feira.
A diretoria da federação tomou a decisão de excluir Alexsandr Gorbatsevich, Sofiia Mazur e Kseniia Shamova da lista de atletas elegíveis após a apresentação de “novas evidências”, que foram discutidas com, entre outros, o Comitê Olímpico Internacional.
Os dirigentes da FIL não revelaram a natureza das evidências, mas uma pessoa familiarizada com a situação afirmou que elas colocam em dúvida a neutralidade de Gorbatsevich, Mazur e Shamova em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. A pessoa falou com a Associated Press sob condição de anonimato, pois esse detalhe não foi divulgado publicamente.
A questão da neutralidade é fundamental no processo de seleção dos atletas russos que terão a chance de se classificar para as Olimpíadas. Algumas federações esportivas estão se preparando para permitir que atletas russos compitam, mas somente após serem aprovados por um processo de revisão independente para garantir que não tenham apoiado publicamente a guerra e não sejam afiliados às forças armadas ou outras forças da Rússia.
Por enquanto, os atletas russos Matvei Perestoronin, Pavel Repilov e Daria Olesik ainda devem competir na etapa da Copa do Mundo de Luge deste fim de semana em Lake Placid. Os três participaram do treino oficial na terça-feira e devem treinar novamente na quarta-feira, antes de provavelmente participarem de uma prova da Copa das Nações na quinta-feira. A Copa das Nações é uma prova classificatória para aqueles que não têm vaga garantida na Copa do Mundo.
Os russos não participam de uma prova da Copa do Mundo de Luge desde janeiro de 2022, como parte da resposta da Federação Russa de Luge (FRL) e de outras entidades esportivas à invasão da Ucrânia.











