Equipe maranhense visa encerrar um jejum de três anos sem título, enquanto o time paulista mira sua terceira conquista consecutiva sobre o adversário na competição
Líder e vice-líder da fase de classificação, Sampaio Basquete e Sesi Araraquara se reencontram na final da LBF Caixa pela terceira temporada consecutiva. A série, disputada em melhor de cinco jogos, começa neste domingo (10), às 14h (de Brasília), no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA).
Por ter feito a melhor campanha na fase regular, a ‘Bolívia’ terá a vantagem de decidir em casa. O Castelinho também sediará o segundo jogo e, se necessário, o quinto e último da série.
Já o Sesi Araraquara mandará seus jogos no Ginásio do Sesi da Vila Leopoldina, em São Paulo. A mudança se deve à baixa capacidade do Ginásio do Sesi da cidade do interior paulista, que comporta apenas 700 pessoas. O outro ginásio de Araraquara, o popular Gigantão, com capacidade para 3.700 torcedores, está em obras e indisponível para uso.
Histórico de confrontos
Sampaio Basquete e Sesi Araraquara já se enfrentaram 23 vezes pela LBF e outras duas em finais da Copa LBF. Na Liga, o confronto é equilibrado: 12 vitórias para as paulistas e 11 para as maranhenses. Já na Copa, o Sesi venceu as duas partidas.
Apesar do equilíbrio geral, Araraquara tem sido uma verdadeira pedra no sapato do Sampaio em fases decisivas. O clube jamais perdeu uma série contra o adversário e conquistou, inclusive, o bicampeonato consecutivo da LBF e da Copa LBF. O título mais recente da Liga, em 2024, veio de forma épica: após sair perdendo por 2 a 0 na série melhor de cinco, o Sesi virou para 3 a 2, marcando um feito inédito na história da competição.
Sampaio dominou a fase de classificação e busca seu quarto título
Tricampeão da LBF (2015/16, 2019 e 2022), o Sampaio Basquete chega à decisão desta edição após liderar a primeira fase com 18 vitórias e apenas duas derrotas.
A equipe maranhense também dominou as estatísticas: teve o melhor ataque com 1.663 pontos, média de 83 por jogo, liderou em assistências (19,8 por partida), obteve os melhores aproveitamentos nos arremessos de dois (50,93%) e de três pontos (32,04%), além de registrar a maior média de roubos de bola (10,76) e também de eficiência, com 101,16. Nos rebotes, foi a segunda melhor, com 46,4 por jogo.
Na fase classificatória, o Sampaio venceu o Sesi duas vezes. No jogo do primeiro turno, disputado em abril, aplicou 75 a 69 em casa. Em junho, pela última rodada do segundo turno, levou a melhor atuando em Araraquara por 74 a 70.
Nos playoffs, a trajetória começou com tranquilidade, numa vitória por 2 a 0 sobre o Cerrado (87 a 65 e 71 a 58) nas quartas de final. Em contrapartida, na semifinal diante do Pontz São José, o time sofreu um susto e saiu atrás na série após um revés no jogo 1 (82 a 73), mas reagiu diante da torcida em São Luís, venceu os dois jogos seguintes por 93 a 68 e 88 a 62, respectivamente, e garantiu vaga em sua sétima final da LBF.

Invicto nos playoffs, Sesi almeja o tri consecutivo
Atual bicampeão da LBF e da Copa LBF, além de campeão da Liga Sul-Americana de 2024, o Sesi Araraquara terminou a fase de classificação da atual edição da LBF na vice-liderança, com 15 vitórias e cinco derrotas.
A equipe paulista teve o melhor aproveitamento em lances livres da primeira fase da competição (71,83%) e também reuniu boas estatísticas nos seguintes quesitos: segundo melhor ataque, com 1.410 pontos (média de 70,75 por jogo), segundo maior número de bolas recuperadas (10,5 por partida) e segunda melhor taxa de conversão em arremessos de dois pontos (50,29%).
Diferentemente do Sampaio, o Sesi chega à final invicto nos playoffs. Nas quartas de final, venceu o Sodiê Mesquita por 77 a 54, fora de casa, e 67 a 53, em Araraquara. Na semifinal, superou o Unimed/Campinas com triunfos por 77 a 73 como visitante e 67 a 54 em casa.

Se conquistar o título, o Sesi Araraquara se tornará o primeiro tricampeão consecutivo da história da LBF e igualará o número de títulos do adversário.
A franquia extinta de Americana-SP segue como a maior campeã da liga, com quatro troféus.
Jogos da série
Todas as partidas terão transmissão ao vivo pela ESPN e pela TV Brasil, tanto na televisão quanto nas plataformas de streaming (Disney+ e TV Brasil Play).
No YouTube, os canais do UOL e do Imirante.com também exibem os jogos.
Jogo 1
10/8 (domingo), às 14h – Sampaio Basquete x Sesi Araraquara – Ginásio Castelinho (São Luís-MA)
Jogo 2
12/8 (terça-feira), às 21h – Sampaio Basquete x Sesi Araraquara – Ginásio Castelinho (São Luís-MA)
Jogo 3
17/8 (domingo), às 14h – Sesi Araraquara x Sampaio Basquete – Sesi Leopoldina (São Paulo)
Jogo 4 (se necessário)
19/8, às 21h – Sesi Araraquara x Sampaio Basquete – Sesi Leopoldina (São Paulo)
Jogo 5 (se necessário)
24/8 (domingo), às 19h – Sampaio Basquete x Sesi Araraquara – Ginásio Castelinho (São Luís-MA)
