Samuel Pupo vence o Saquarema Pro 2025 e fica próximo de retorno à elite

No feminino, Yolanda Hopkins ficou o troféu de campeã

WSL/Divulgação
WSL/Divulgação

Neste sábado, Samuel Pupo (BRA) e Yolanda Hopkins (POR) venceram o Banco do Brasil Saquarema Pro, quinta etapa do Challenger Series 2025 da WSL, na praia de Itaúna. Samuel Pupo é novamente campeão da etapa de Saquarema, ao derrotar o havaiano Eli Hanneman na final.

A bateria foi marcada pela dominância e determinação do “Rei de Saquarema”, que conseguiu garantir a liderança do confronto com duas ondas na casa dos 5 pontos (5.17 e 5.00), logo nos primeiros minutos. Na segunda metade, com a calmaria diminuindo as oportunidades no mar, a experiência e seletividade de Pupo foram essenciais para manter a vantagem. Seu adversário estava com dificuldades para se encontrar dentro d’água e até reagiu no final, porém, o havaiano não conseguiu superar as duas melhores performances do brasileiro, que garantiu a vitória por 10.17 a 9.50.

Com a vitória e os 10.000 pontos garantidos, Pupo não só comemora mais um título em casa, mas também solidifica sua posição no segundo lugar do ranking e cada vez mais próximo de garantir seu retorno à elite do surfe mundial.

“Ainda estou sem acreditar que venci essa etapa mais uma vez. Foi um evento muito desafiador e eu sabia que precisava de um bom resultado. Fui fazendo meu caminho bateria por bateria e tinha muita fé de que tudo daria certo novamente, e deu. Estou muito feliz!”, celebra o campeão.

No feminino, Yolanda Hopkins repete a excelente performance de todo o evento e fica com o título. A primeira portuguesa na história do Championship Tour a se classificar diretamente para a temporada 2026, após chegar às semifinais em Itaúna, Yolanda também levou na mala para casa o troféu de campeã da etapa neste sábado.

A surfista, que já estava na liderança do confronto contra a atleta basca Annette Gonzalez Etxabarri, liderou praticamente todo o duelo, e sacramentou a grande vitória com a maior nota do dia, um 7.33, na última onda.

“Este é, sem dúvida, um evento muito especial pra mim. Há dois dias conquistei minha vaga no CT e agora saio daqui com o título, é simplesmente incrível! Estou muito feliz. A Annette é uma surfista excelente e vinha se destacando muito neste evento, mas hoje as coisas foram um pouco diferentes. As condições estavam difíceis, porém, na Europa estamos acostumados com esse tipo de fundo e de onda. Meu backside funciona muito bem nessas condições. Foi uma jornada incrível!”, celebra Yolanda, que com o título, assume a liderança do ranking do Challenger Series.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *