Mundial acontecerá em setembro
Os maiores talentos olímpicos do windsurfe do mundo exibirão regatas de hidrofólio de alto desempenho em águas do Reino Unido no próximo ano, com a RYA confirmada como sede do Campeonato Mundial iQFOiL de 2026.
A Academia Nacional de Vela de Weymouth e Portland – local de disputa dos Jogos de 2012, desenvolvimento da vela de elite e regatas de nível mundial – verá até 250 dos melhores atletas batalharem pela glória de 21 a 26 de setembro de 2026, incluindo a bicampeã olímpica da Equipe Britânica de Vela e estrela local, Emma Wilson.
A Grã-Bretanha defenderá os títulos do Campeonato Mundial feminino e masculino em suas águas no próximo ano, com Wilson e seu companheiro de equipe, Andy Brown, tendo conquistado o ouro na edição de 2025, que terminou em Aarhus, Dinamarca, na semana passada.
O iQFOiL foi apresentado como equipamento olímpico de windsurfe para o ciclo Paris 2024, proporcionando regatas de ponta a ponta e velocidades que podem chegar a 35 nós (65 km/h).
Será a primeira vez que o Reino Unido sediará um grande campeonato na classe e o primeiro Campeonato Mundial em águas britânicas em uma disciplina olímpica de windsurf desde 2009.
