Seleção Brasileira de bocha paralímpica disputa a Copa América em Cali

Competição nesta terça (7)

Foto: Alessandra Cabral/CPB
Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Seleção Brasileira de bocha está em Cali, na Colômbia, para a disputa da Copa América da modalidade. Entre os dias 7 e 14 de outubro, o Brasil participará das provas individuais, em pares e por equipe, com atletas como o cearense Maciel de Santos e a pernambucana Andreza Vitória.

A delegação foi dividida em dois grupos: parte embarcou no sábado, 4, às 23h15, e o restante na manhã de domingo, 5. As atividades oficiais começam nesta segunda-feira, 6, com a aferição de equipamentos, treinos e reconhecimento de quadra. À noite, ocorre o congresso técnico que definirá os confrontos.

A competição reunirá 11 seleções: Canadá, El Salvador, Equador, Bermuda, Panamá, Estados Unidos, Peru, Chile, México e a anfitriã Colômbia.

Com 10 atletas convocados, após a quinta fase de preparação realizada no Centro de Treinamento Paralímpico (CT), entre os dias 1º e 5 de outubro, o Brasil contará com nomes experientes. Entre eles, o cearense Maciel Santos, tetracampeão das Américas pela classe BC2 (para atletas que competem sem assistência); as pernambucanas Andreza Vitória, da BC1 (atletas que têm opção de assistência), campeã mundial de 2022 e dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; e Evani Calado, da BC3 (classe destinada a atletas com deficiências severas que utilizam instrumento auxiliar e podem contar com assistência).

O grupo também terá o potiguar Yuri Tauan, da classe BC2, campeão por equipes e bronze no individual na Copa América de 2021.

Na última edição do torneio, realizada em 2021 no CT Paralímpico, o Brasil conquistou 13 medalhas: cinco de ouro, quatro de prata e quatro de bronze.

Confira a convocação da Seleção Brasileira de bocha:
BC1/BC2

Andreza de Oliveira
José Carlos de Oliveira
Maciel Santos
Iuri Tauan da Silva

BC3
Evani Calado
Mateus Carvalho
Evelyn Oliveira

BC4
Laissa Guerreira
Eliseu dos Santos
José Antônio dos Santos

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *