O Brasil foi bronze nos Jogos Paralímpicos em Paris
A Seleção Brasileira de goalball encerrou no dia 19 de janeiro uma semana de treinamentos e amistosos no Ajinomoto National Training Center, em Tóquio, no Japão. As atividades foram realizadas em conjunto com a seleção anfitriã, atual campeã paralímpica da modalidade.
A iniciativa fez parte do ciclo de preparação da equipe para o Campeonato Mundial, que ocorrerá em junho de 2026, na China, e tem como foco a avaliação do nível técnico, a realização de ajustes táticos e a vivência em ambiente de alto rendimento internacional.
O Brasil foi medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e se sagrou campeão na última edição do Mundial, disputada em 2022 em Portugal.
André Dantas, Emerson Ernesto, Josemarcio Sousa, Leomon Moreno e Paulo Saturnino compõem a delegação brasileira. A comissão técnica é formada por Jônatas Castro (técnico), Fábio Brandolin (assistente técnico) e Paulo Roberto (fisioterapeuta).
O treinador Jônatas Castro falou sobre a preparação: “É muito proveitoso trabalhar com a seleção japonesa, multicampeã como a nossa, atual campeã paralímpica. Estamos observando todos os aspectos, tanto da nossa equipe quanto da equipe japonesa. É uma forma de nos fortalecermos em um ano superdesafiador, que é o ano do Mundial. Por isso, iniciamos a preparação já em alta intensidade no começo de janeiro, já que o Mundial acontece em junho. Precisamos nos preparar muito bem, e esta é uma grande oportunidade para estarmos prontos para enfrentar os desafios deste ano.”
Leomon Moreno, atleta veterano do Brasil, destacou a importância do período de treinos: “Estamos iniciando nossa temporada de 2026, principalmente já trabalhando a parte física. É um ano superimportante pra gente, um ano de Mundial. Então, eu vejo uma importância muito grande nesse início com um desafio internacional. A gente vindo treinar com a seleção japonesa traz essa responsabilidade de um ano tão importante, com o Mundial valendo vaga para os Jogos Paralímpicos, e a gente vai dar nosso melhor em todos os momentos e em todas as oportunidades pra chegar lá e carimbar mais uma vez o nome do Brasil no lugar mais alto do pódio e se classificar para Los Angeles 2028.”
André Dantas, ala da Seleção Brasileira, também ressaltou o valor do intercâmbio: “A importância desse intercâmbio é começar a temporada no mais alto nível, já com foco no Mundial. Treinar com um time de excelência como o Japão nos permite absorver conhecimentos importantes e levar tudo o que pode agregar para os nossos treinamentos.”
A Seleção Brasileira retornou ao país ainda na segunda-feira. Na sequência, acontece a Primeira Fase de Treinamento organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), de 31 de janeiro a 9 de fevereiro, no CT Paralímpico, em São Paulo.










