Brasil enviará 29 nadadores para Singapura
A Seleção Brasileira de natação realiza nesta semana, de 17 a 22 de agosto, a última semana de treinamento no Centro de Treinamento Paralímpico antes do Mundial de natação em Singapura, de 21 a 27 de setembro.
Durante a concentração, os atletas treinam em períodos alternados na piscina, utilizam a academia e têm acesso a atendimento da equipe multidisciplinar do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Também realizarão tomadas de tempo na quinta-feira e na sexta-feira, dias 21 e 22.
A delegação brasileira convocada em julho para o Mundial de Singapura conta com 29 nadadores, 16 homens e 13 mulheres.
Dentre os convocados, 21 atletas estiveram no Mundial de Manchester 2023, último da modalidade. Na ocasião, o país subiu 46 vezes ao pódio, conquistando 16 medalhas de ouro, 11 de prata e 19 de bronze. Com isso, o país ficou na quarta colocação no quadro de medalhas, atrás de Itália, Ucrânia e China, superando a anfitriã Grã-Bretanha em uma disputa acirrada até a última prova da competição.
A equipe conta com três campeões paralímpicos de Paris 2024: a pernambucana Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão), ouro nos 50m livre, 100m livre e 100m costas, além de prata nos 100m peito e no revezamento 4x100m livre 49 pontos; o mineiro Gabriel Araújo, da classe S2 (comprometimento físico-motor), ouro nos 100m costas, 200m livre e 50m costas; e o catarinense Talisson Glock, ouro nos 400m livre, prata nos 100m livre e bronze nos 200m medley e no revezamento 4x50m livre 20 pontos.
Os atletas ainda retornam ao CT Paralímpico em setembro, nos dias 5 e 6 de setembro, para a disputa da Segunda Fase Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de natação.
