Seleção Brasileira de natação participa de World Series no México nesta semana

Será a quarta participação brasileira na World Series neste ano

Foto: Alessandra Cabral/CPB
Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Seleção Brasileira de natação paralímpica vai participar da etapa do World Series em Guadalajara, no México, que acontecerá entre quinta-feira, 12, e domingo, 15. A delegação nacional contará com quatro atletas, além de dois treinadores, um classificador, um fisioterapeuta e uma médica.

A competição é um circuito internacional da modalidade organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). As provas no World Series são multiclasses, ou seja, nadadores com diferentes tipos de deficiência nadam na mesma série, sendo que as classificações às finais e as medalhas serão definidas por meio do Índice Técnico da Competição (ITC).

A lista conta com o carioca Thomaz Matera, nadador experiente da classe S12 (deficiência visual) campeão mundial nos 100m livre e 100m borboleta no Mundial na Cidade do México, em 2017, entre outras conquistas. O também carioca Daniel Mendes, da classe S6 (comprometimento físico-motor) e medalhista de bronze no revezamento 4x50m livre 20 pontos nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, também estará entre os competidores.

No ano, a Seleção Brasileira de natação já participou de três etapas do World Series. Em Lignano Sabbiadoro, na Itália, o país encerrou a sua participação com quatro ouros e quatro pratas, ficando na segunda colocação geral do quadro de medalhas, atrás somente da Itália, que somou oito ouros, 11 pratas e nove bronzes.

Já em Barcelona, na Espanha, o Brasil encerrou a sua participação na etapa espanhola da competição com 11 pódios, sendo seis ouros, três pratas e dois bronzes. Ambas etapas aconteceram em março.

A terceira presença no World Series aconteceu em Indianápolis, em abril, e a Seleção Brasileira de natação encerrou a sua participação na etapa norte-americana da competição com 10 pódios, sendo quatro ouros, cinco pratas e um bronze.

Confira a delegação brasileira que participará do World Series do México:

Daniel Mendes – atleta S6 (comprometimento físico-motor)
Camila Teixeira Dias – atleta S7 (comprometimento físico-motor)
Thomaz Matera – atleta S12 (deficiência visual)
Beatriz Flausino – atleta S14 (deficiência intelectual)
Diego Ferreira – treinador
Lívia Prates – treinadora
Joannis Georgiou Filho – Fisioterapeuta
João Borges – Classificador
Marcela Juliasz – médica

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *