Competição foi primeira na Austrália para a equipe
A Seleção Brasileira de parataekwondo terminou nesta quinta-feira, 14, sua participação no Presidents Cup – Oceania em Gold Coast, na Austrália, com a conquista de cinco medalhas – três ouros, uma prata e um bronze.
Na categoria até 63 kg masculino, o pernambucano Hiury Anderson venceu dois confrontos e garantiu o lugar mais alto do pódio. Ele superou o espanhol Joel Martin na estreia e, na final, conquistou o ouro ao derrotar o chinês Che Chien.
O mineiro Claro Lopes (até 80 kg masculino) também saiu vitorioso: ganhou duas lutas contra adversários americanos, Austin Osner e Michael Kacer, caminho que o levou à medalha de ouro. A terceira medalha brasileira, um bronze, veio do paranaense Gustavo Czerniak na categoria até 58kg. O atleta lutou com o japonês Sora Ichikawa e avançou para a semifinal contra o taiwanês Xiang Xao, mas foi derrotado e ficou com o bronze.
No feminino, a carioca Elisangela Barbosa (até 52 kg) enfrentou a japonesa Emiko Otsuo, que levou a melhor e deixou a prata para a brasileira. Encerrando o dia, o paranaense Gustavo Antony (até 58 kg) conquistou o bronze após enfrentar o coreano Taehun Kim. Estas duas últimas conquistas não tiveram seus resultados homologados para o ranking mundial por não atenderem ao requisito mínimo de competidores na categoria.
O Presidents Cup -Oceania é a primeira de duas competições que o Brasil participa na Austrália e vale 30 pontos no ranking mundial.
Estes são os últimos eventos que somam pontos para o ranking mundial da modalidade e que antecedem o Campeonato Mundial, marcado para novembro, ainda com sede a ser definida.
