Ana Sátila e Pepê Gonçalves se juntam a mais cinco brasileiros nas disputas entre 29 e 31 de agosto
A Seleção Brasileira de Canoagem Slalom inicia nesta sexta-feira (29) a disputa da 4ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom 2025, no tradicional Tacen Whitewater Course, no Rio Sava, em Liubliana, na Eslovênia. A delegação nacional contará com o time completo que também disputará o Mundial da categoria na Austrália, no fim de setembro.
Ana Satila voltou a competir no último fim de semana na Etapa do ICF Ranking, em Praga, República Tcheca. Ela passou por tratamento médico e se recuperou de uma crise renal, retornando ao cenário principal do circuito mundial. “Foi um período difícil ficar fora, mas estou muito feliz de voltar a competir em uma Copa do Mundo. Esse momento representa uma superação pessoal e também uma motivação extra para buscar bons resultados com a equipe”, destacou a atleta olímpica.
O Brasil chega à Eslovênia com time completo. Ana Sátila e Omira Estacia competem no C1 e no K1 Feminino Sênior, enquanto no K1 Masculino Sênior o país será representado por Guilherme Mapelli, Pedro Gonçalves e Mathieu Desnos. Já no C1 Masculino Sênior, os representantes são Kauã Luiz do Amaral e Charles Corrêa. Ana e Omira estavam em período de treinamento na República Tcheca e agora se juntam ao restante da delegação, que finaliza a preparação diretamente na raia de Tacen.
Pedro Gonçalves, o Pepê, destacou a importância desse momento da temporada. “Essa Copa do Mundo é muito importante pra mim, pra eu recuperar a confiança. Vim de um período ruim de competições, e como no esporte, na vida também é assim: tem momentos bons e ruins. Às vezes, pra gente viver um momento de glória, precisa passar por várias turbulências. E é o meu caso agora. Apesar dos resultados não tão positivos, sinto que estou na minha melhor forma.”
O atleta ressaltou que as Copas do Mundo são parte essencial da preparação. “Essas duas Copas do Mundo são fundamentais pra ajustar as peças e chegar no Mundial pronto para colocar em prática tudo o que a gente treinou. O foco é total, mas sempre lembrando: toda a preparação é para o Mundial.”
Segundo ele, os resultados nessas competições também têm um efeito direto na confiança. “A Copa do Mundo eleva a confiança, fortalece a preparação, e o objetivo é chegar lá e fazer o nosso trabalho da melhor forma possível.”
A etapa de Liubliana é a penúltima da temporada do circuito mundial, que se encerra já na próxima semana, entre 4 e 7 de setembro, em Augsburg, na Alemanha.
O objetivo da equipe brasileira, além de conquistar bons resultados e somar pontos importantes no ranking internacional e dar sequência à preparação para o Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado no fim de setembro, em Penrith, na Austrália.
Programação – 4° Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom – Liubliana (horários locais)
Sexta-feira (29/08):
12h15 às 13h54 – Eliminatórias do Caiaque K1 Short Feminino e Masculino
16h06 às 17h19 – Finais do Caiaque K1 Short Feminino e Masculino
17h32 – Cerimônia de medalhas
Sábado (30/08):
10h45 às 12h39 – Eliminatórias do C1 Feminino e Masculino
14h06 às 15h19 – Finais do C1 Feminino e Masculino
15h32 – Cerimônia de medalhas (C1 Feminino e Masculino)
16h45 às 19h00 – Treinos do Caiaque Cross
Domingo (31/08):
09h00 às 10h53 – Provas de Caiaque Cross Individual (Feminino e Masculino)
12h55 às 15h13 – Heats, quartas, semifinais e finais do Caiaque Cross
15h26 – Cerimônia de medalhas do Caiaque Cross (Feminino e Masculino)
ATLETAS
Ana Sátila – C1 Feminino Sênior e Caiaque K1 Feminino Sênior
Omira Maria Estacia Neta – C1 Feminino Sênior e Caiaque K1 Feminino Sênior
Guilherme Mapelli – Caiaque K1 Masculino Sênior
Pedro Gonçalves – Caiaque K1 Masculino Sênior
Mathieu Desnos – Caiaque K1 Masculino Sênior
Kauã Luiz do Amaral – C1 Masculino Sênior
Charles Corrêa – C1 Masculino Sênior
