Brasil derrotou o Ceará por 2 a 0 e se sagrou tetracampeão do torneio
A Seleção Brasileira Sub-15 conquistou o tetracampeonato da Copa 2 de Julho neste domingo (13), no Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA). A equipe comandada pelo técnico Guilherme Dalla Déa derrotou o Ceará por 2 a 0 confirmando o título da competição. Os dois gols foram de José Henrique, joia do Athletico Paranaense. O Brasil é o maior campeão do torneio, tendo vencido nos anos de 2009, 2010 e 2013, quando a competição era sub17.
A Seleção já começou a partida se impondo. O time cearense fechou sua defesa e intensificou a marcação para evitar os gols da Amarelinha, que passou a maior parte do tempo no campo adversário. Depois de algumas tentativas, Jean Carlos, jogador do Fluminense, achou José Henrique próximo a área e o camisa 10 não desperdiçou a oportunidade, abrindo o placar.
No segundo tempo o Vozão buscou o empate e a seleção soube se segurar na defesa, para no fim do jogo José Henrique fazer mais um, fechar o placar e comemorar mais uma título.
Campanha até a final
Na primeira fase da Copa 2 de Julho, o Brasil foi líder do Grupo A com 12 pontos conquistados. Nas oitavas de final, a Amarelinha superou o Botafogo por 3 a 0. Os gols foram de José Henrique, Alexsander (Grêmio) e João Lucas (São Paulo).
Nas quartas de final, a Seleção Brasileira teve um jogo emblemático contra o Atlético-MG. De virada, a equipe derrotou o Galo por 3 a 2 com gols de Rodrigo (Vasco), Yuri (Vasco) e José Henrique. A semifinal foi um desafio um pouco mais tranquilo para o Brasil, que goleou o Bahia por 4 a 0. Jean Carlos, Pedro Henrique (Botafogo), Rodrigo e Yuri balançaram a rede.
O que é a Copa 2 de Julho?
A competição foi criada pela Federação Baiana de Futebol (FBF) para homenagear a data da independência da Bahia. Seu objetivo é revelar talentos do futebol brasileiro e levar visibilidade a jovens atletas espalhados pelo país e o seu troféu homeangeia Maria Quitéria, que se vestiu de homem para poder se alistar no Exército e se tornou uma das heróinas das batalhas que libertaram a Bahia do domínio dos Portugueses.
Até 2013 era um campeonato sub17, e revelou nomes como o goleiro Alisson e o atacante Roberto Firmino, e passou a ser sub15 em 2015. Nesta edição, equipes do Brasil, México, Equador e Bolívia foram os adversários da seleção brasileira sub15.
