Seleção de futebol sub15 conquista o tetracampeonato da Copa 2 de julho

Brasil derrotou o Ceará por 2 a 0 e se sagrou tetracampeão do torneio

Jhony Pinho/Staff Images/CBF
Jhony Pinho/Staff Images/CBF

A Seleção Brasileira Sub-15 conquistou o tetracampeonato da Copa 2 de Julho neste domingo (13), no Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA). A equipe comandada pelo técnico Guilherme Dalla Déa derrotou o Ceará por 2 a 0 confirmando o título da competição. Os dois gols foram de José Henrique, joia do Athletico Paranaense. O Brasil é o maior campeão do torneio, tendo vencido nos anos de 2009, 2010 e 2013, quando a competição era sub17.

A Seleção já começou a partida se impondo. O time cearense fechou sua defesa e intensificou a marcação para evitar os gols da Amarelinha, que passou a maior parte do tempo no campo adversário. Depois de algumas tentativas, Jean Carlos, jogador do Fluminense, achou José Henrique próximo a área e o camisa 10 não desperdiçou a oportunidade, abrindo o placar.

No segundo tempo o Vozão buscou o empate e a seleção soube se segurar na defesa, para no fim do jogo José Henrique fazer mais um, fechar o placar e comemorar mais uma título.

Campanha até a final

Na primeira fase da Copa 2 de Julho, o Brasil foi líder do Grupo A com 12 pontos conquistados. Nas oitavas de final, a Amarelinha superou o Botafogo por 3 a 0. Os gols foram de José Henrique, Alexsander (Grêmio) e João Lucas (São Paulo).

Nas quartas de final, a Seleção Brasileira teve um jogo emblemático contra o Atlético-MG. De virada, a equipe derrotou o Galo por 3 a 2 com gols de Rodrigo (Vasco), Yuri (Vasco) e José Henrique. A semifinal foi um desafio um pouco mais tranquilo para o Brasil, que goleou o Bahia por 4 a 0. Jean Carlos, Pedro Henrique (Botafogo), Rodrigo e Yuri balançaram a rede.

O que é a Copa 2 de Julho?

A competição foi criada pela Federação Baiana de Futebol (FBF) para homenagear a data da independência da Bahia. Seu objetivo é revelar talentos do futebol brasileiro e levar visibilidade a jovens atletas espalhados pelo país e o seu troféu homeangeia Maria Quitéria, que se vestiu de homem para poder se alistar no Exército e se tornou uma das heróinas das batalhas que libertaram a Bahia do domínio dos Portugueses.

Até 2013 era um campeonato sub17, e revelou nomes como o goleiro Alisson e o atacante Roberto Firmino, e passou a ser sub15 em 2015. Nesta edição, equipes do Brasil, México, Equador e Bolívia foram os adversários da seleção brasileira sub15.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *