Competição será na Colômbia
Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas desembarcou no Centro de Treinamento, em São Paulo, no sábado, 2, para a etapa de preparação que antecede a Copa América 2025 de Bogotá, na Colômbia. A competição acontece de 9 a 14 de agosto.
A equipe composta por 12 atletas permanece no CT Paralímpico até a quarta-feira, 6, com treinos físicos e táticos diários, divididos entre o período da manhã e da tarde. Em seguida, viajam rumo à Colômbia na quinta-feira, 7.
Na Copa América, o Brasil está no Grupo B, ao lado de Canadá, El Salvador e Colômbia. A estreia está marcada para o dia 9 de agosto, às 13h15 (horário de Brasília), contra as canadenses. No dia 10, às 17h15, é a vez de encarar as colombianas, e no dia 11, às 11h00, fecha a fase de classificação contra as salvadorenhas. As quartas de final estão marcadas para o dia seguinte, 12, com semifinais e final nos dias subsequentes.
Na competição, estão em jogo duas vagas diretas para o Campeonato Mundial de 2026, que será realizado em Ottawa, no Canadá, além de outras duas vagas para o Torneio de Repescagem – competição que colocará em disputa as últimas vagas para o Mundial.
Encerrado o torneio feminino, será a vez dos homens entrarem em quadra. A Copa América 2025 masculina será realizada do dia 15 ao dia 20, no ginásio Coliseo Cayetano Cañizares, também na capital colombiana.
Confira a seguir as atletas da Seleção Brasileira de basquete em cadeira de rodas convocadas para a etapa de treinamento no CT Paralímpico:
Ana Kélvia (1.0)
Mária Anastácia (1.0)
Denise Eusébio (1.5)
Gabriela Giolo (2.0)
Perla Assunção (2.0)
Gabriela Santos (2.5)
Dayane Vitória (3.5)
Paola Klokler (3.5)
Adrienne Souza (4.0)
Oara Assunção (4.0)
Lia Maria Soares (4.5)
Vileide Brito (4.5)
